Jardineiro da Secretaria da Educação se destaca nas artes visuais

Palavras-chave:
O jardineiro da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Luciano de Paula, costuma dizer nos corredores que cuida das plantas com o mesmo amor que tem pelas artes visuais. Nesta sexta-feira (17) Luciano foi recebido pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, quando teve a oportunidade de falar um pouco sobre sua história de vida e sua relação com a arte. 
 
Colaborador há 20 anos na Secretaria da Educação, Luciano já teve a oportunidade de participar do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), desenvolvido na rede estadual de ensino e conta que começou a desenhar ainda na adolescência, quando viu passar pela janela um beija-flor. “Desse dia em diante aquela imagem nunca saiu da minha mente e comecei, por conta própria, a desenhar o pássaro. Fui treinando até conseguir. Depois, quis desenhar rostos humanos, mas é muito difícil. Achei que nunca iria conseguir, mas tive muito incentivo, principalmente dos jurados do AVE e de Nide Nobre, a coordenadora do projeto, que viam em mim um talento nato. Treinei muito até chegar ao que consigo fazer hoje, e sempre colocando na frente o sentimento em tudo que faço. Meu desejo é me aperfeiçoar cada vez mais e que minha arte seja reconhecida, apesar de saber que viver de arte é para poucos neste país”, relatou. 
 
O secretário Jerônimo, que foi presenteado com a arte realista de Luciano, falou sobre o protagonismo do artista. “Para nós que estamos neste lugar de gestor é muito gratificante chegar mais perto dos nossos servidores, porque nem sempre temos tempo de observar as coisas valiosas nas suas minúcias. Mas temos que ter a sensibilidade para vê-las, apesar do atropelo do tempo, das exigências do cargo, das metas. Quando a gente se depara com um presente como este, que é ter na nossa equipe não só pessoas letradas, com pós-graduação, mas também profissionais simples e não menos importantes para o funcionamento da SEC, com esta capacidade, é emocionante. Mais importante do que a simbologia de ele pegar uma fotografia minha para fazer o meu desenho é a expressão do sentimento, como ele disse. A delicadeza e força deste momento eu dedico a todos os servidores da Secretaria”. 
 
Luciano também falou sobre esta agenda no seu expediente de trabalho. “Para mim foi uma emoção diferente, porque não é todo dia que temos a oportunidade de conversar cara a cara com o secretário da Educação, já que ele tem uma agenda sempre muito corrida. E o secretário parou para ouvir a minha história e conversou de igual para igual. Para mim tudo isso foi nota dez”, disse Luciano, que também está imprimindo sua marca artística nos contornos do jardim da secretaria.

Notícias Relacionadas