Lançamento da 11ª Flica, neste domingo (25), conta com aula pública sobre a Independência do Brasil

Foto: Claudionor Jr/ SECBA
Foto: Joá Souza/GOVBA
Neste domingo (25), o governador Jerônimo Rodrigues participou do lançamento da 11ª edição da Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que, este ano, terá como tema "Poéticas Afro-Indígenas da Brasilidade”. O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de outubro de 2023, seguindo a temática do Bicentenário da Independência do Brasil, e contará com a Curadoria Coletiva formada por Mirian Sumica (UNILAB), Luciana Brito (UFRB) e Jocivaldo dos Anjos (SEC).

O governador destacou a importância da leitura para o desenvolvimento. “Estimula a criatividade e traz conhecimento, além de valorizar quem escreve e quem lê. E a Flica tem essa responsabilidade de amadurecer a nossa missão de incentivar a cultura da leitura”. Jerônimo destacou, ainda, que vai estar sempre lado a lado com essas iniciativas.

A coordenadora executiva da Flica, Vanessa Dantas, falou sobre a diversidade e relevância da programação. "Nesta edição, estamos buscando ampliar as vozes e perspectivas, trazendo poéticas afro-indígenas que representam a brasilidade em toda a sua riqueza cultural. Queremos proporcionar um espaço de valorização dessas expressões literárias”.

Ainda como parte das atividades de transferência da capital baiana para Cachoeira, foi realizada também a inauguração do Marco do Bicentenário e o lançamento da 11ª Festa Literária Internacional de Cachoeira. Como é de praxe, a Flica envolverá Educação, Ciência, Cultura, Arte e Cidadania.

Para a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, a escola tem papel fundamental no incentivo à cultura e, por isso, “a Flica oferece a possibilidade dos estudantes participarem de um festival literário com a cara de sua escola, seu município e seu território, diverso e plural".

Ato Cívico

Ainda em Cachoeira, Jerônimo participou do desfile cívico. Neste domingo (25), a cidade de Cachoeira foi elevada à sede do Governo da Bahia. O ato simbólico tem o objetivo de valorizar a importância do município para a Independência do Brasil.

Conexão histórica

Cachoeira é uma cidade histórica, tombada pelo Instituto do Patrimônio e Histórico Artístico Nacional (Iphan) em 1971, sendo considerada monumento nacional. Conhecida por seu importante acervo arquitetônico no estilo Barroco, é a segunda cidade baiana, depois de Salvador, a preservar de forma significativa esta época do Brasil Império. Suas casas, igrejas e seus prédios históricos contam a história desse período e destacam a riqueza e importância da cidade nos séculos XVII e XVIII.

Repórter Tácio Santos /Secom e Ascom SEC