Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Letramento estatístico em escolas da rede estadual é tema de palestra nos Estados Unidos
O estímulo ao ensino e aprendizado de estatística e probabilidade nas escolas da rede estadual é o foco da palestra que Irene Cazorla, diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão de formação de docentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, apresenta na 9th International Conference on Teaching Statistics (ICOTS9), que acontece na cidade de Flagstaff, Arizona, Estados Unidos, de 13 a 18 de julho. Irene Cazorla vai falar sobre pesquisas desenvolvidas com estudantes e professores da rede estadual pelo mestrado em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
“O objetivo deste trabalho foi levar para escolas da rede estadual sequências didáticas com o passo a passo de como pode ser trabalhado o ensino de estatística e probabilidade nas unidades. Os resultados dessas pesquisas mostram que quando o trabalho é estruturado numa dimensão crítica, de descoberta científica e de prática social, ele contribui para dar significado aos conceitos estatísticos e na formação para a cidadania”, disse Irene Cazorla.
De acordo com a diretora geral do IAT, neste trabalho, “percebemos que os estudantes conjeturam, defendem suas ideias, baseadas em evidências a partir da coleta, do tratamento e da análise de dados, lideram ou são liderados na execução das diversas tarefas, se apropriando não apenas dos conhecimentos científicos escolares, mas também desenvolvendo atitudes, a tolerância e o respeito à diversidade de argumentos”, disse.
O reconhecimento da importância do letramento estatístico nas escolas fez com que o Ministério de Educação (MEC), por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), incorporasse conceitos elementares de Probabilidade e Estatística no currículo de Matemática para todas as séries da Educação Básica. “O desenvolvimento do pensamento estatístico na escola é tão valorizado hoje que os conteúdos de estatística e probabilidade fazem parte de 1/4 do componente curricular de Matemática. A estatística ajuda o estudante a ler o mundo, que é permeado de fenômenos sociológicos e naturais. Como a sociedade evolui para criar padrões, por exemplo, de tamanhos de vestuário. Isso é estatística”, argumenta Irene Cazorla.
Software gratuito – Nos Estados Unidos, serão apresentados os seguintes trabalhos: Análise da compreensão de professores sobre variação em contexto do dot-boxplot; Análise da compreensão de professores sobre covariação em contexto do homem vitruviano e Investigações sobre orientações curriculares no ensino de estatística no Brasil e no México. Os trabalhos foram capitaneados pelo grupo AVALE-EB, que desenvolveu um software gratuito para auxiliar professores a utilizar sequências de ensino para promover a aprendizagem de estatística e probabilidade.
Notícias Relacionadas
-
Seleção Interna de Educadores - Resultado da Análise Curricular
-
Juazeiro é contemplada com mais duas unidades de ensino da rede estadual
-
Escolas estaduais participam de avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica
-
Estudantes desenvolvem sabonete cicatrizante para animais a partir de babosa, mel e açafrão
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes de três colégios estaduais conquistam primeiras colocações em feira científica no Panamá
-
Estudantes da rede estadual participam de encontro de Ciências e Tecnologia no Panamá