Letramento estatístico em escolas da rede estadual é tema de palestra nos Estados Unidos

O estímulo ao ensino e aprendizado de estatística e probabilidade nas escolas da rede estadual é o foco da palestra que Irene Cazorla, diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão de formação de docentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, apresenta na 9th International Conference on Teaching Statistics (ICOTS9), que acontece na cidade de Flagstaff, Arizona, Estados Unidos, de 13 a 18 de julho. Irene Cazorla vai falar sobre pesquisas desenvolvidas com estudantes e professores da rede estadual pelo mestrado em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

“O objetivo deste trabalho foi levar para escolas da rede estadual sequências didáticas com o passo a passo de como pode ser trabalhado o ensino de estatística e probabilidade nas unidades. Os resultados dessas pesquisas mostram que quando o trabalho é estruturado numa dimensão crítica, de descoberta científica e de prática social, ele contribui para dar significado aos conceitos estatísticos e na formação para a cidadania”, disse Irene Cazorla.

De acordo com a diretora geral do IAT, neste trabalho, “percebemos que os estudantes conjeturam, defendem suas ideias, baseadas em evidências a partir da coleta, do tratamento e da análise de dados, lideram ou são liderados na execução das diversas tarefas, se apropriando não apenas dos conhecimentos científicos escolares, mas também desenvolvendo atitudes, a tolerância e o respeito à diversidade de argumentos”, disse.

O reconhecimento da importância do letramento estatístico nas escolas fez com que o Ministério de Educação (MEC), por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), incorporasse conceitos elementares de Probabilidade e Estatística no currículo de Matemática para todas as séries da Educação Básica. “O desenvolvimento do pensamento estatístico na escola é tão valorizado hoje que os conteúdos de estatística e probabilidade fazem parte de 1/4 do componente curricular de Matemática. A estatística ajuda o estudante a ler o mundo, que é permeado de fenômenos sociológicos e naturais. Como a sociedade evolui para criar padrões, por exemplo, de tamanhos de vestuário. Isso é estatística”, argumenta Irene Cazorla.

Software gratuito – Nos Estados Unidos, serão apresentados os seguintes trabalhos: Análise da compreensão de professores sobre variação em contexto do dot-boxplot; Análise da compreensão de professores sobre covariação em contexto do homem vitruviano e Investigações sobre orientações curriculares no ensino de estatística no Brasil e no México. Os trabalhos foram capitaneados pelo grupo AVALE-EB, que desenvolveu um software gratuito para auxiliar professores a utilizar sequências de ensino para promover a aprendizagem de estatística e probabilidade.

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