Literatura afro e culinária de Juazeiro são destaques no Soterópolis da TVE

Palavras-chave:

O Soterópolis desta quinta-feira (07) destaca o livro ‘Irê Ayo: uma epistemologia afro-brasileira’, de Vanda Machado, e a tradição culinária do bode da cidade de Juazeiro. O programa, que vai ao ar às 22h, na TVE Bahia, também faz uma homenagem aos 40 anos da Editora Corrupio.

Doutora e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Vanda Machado escreveu recentemente o livro ‘Irê Ayo: uma epistemologia afro-brasileira’, que trata sobre novas epistemologias, levando em consideração a cosmovisão africana. No programa, ela fala sobre a pesquisa e de que forma ela traz outras perspectivas para a educação, especialmente no que diz respeito a descolonização do pensamento.
 
O programa vai até a cidade de Juazeiro, no norte do Estado, para mostrar uma das tradições culinárias, os pratos feitos com o bode. A origem da tradição da carne, as propriedades e dicas de como fazer o prato típico da região, além dos vinhos que combinam com a iguaria serão mostrados nesta edição.
 
A Editora Corrupio completa 40 anos e o programa faz uma reportagem especial em sua homenagem. As fundadoras Arlete Soares e Rina Angulo falam sobre a fundação, a relação com Pierre Verger, o mercado editorial baiano nesses 40 anos, os projetos e lançamentos da editora este ano. O artista plástico e design gráfico Jota Cunha realizou a primeira instalação na sede da editora e também fala da sua relação com a mesma. 
 
O Soterópolis vai ao ar na TVE às quintas-feiras, às 22h, com reprises às sextas-feiras, às 19h e aos domingos, às 18h30.

Notícias Relacionadas