Live destaca papel da Universidade Aberta do Brasil no fortalecimento da Educação Básica

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) promoveu, nesta segunda-feira (3), uma live sobre a história da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Bahia e sua contribuição para democratizar o acesso ao Ensino Superior no Estado. O objetivo do encontro foi o de fortalecer a ação dos polos, sobretudo em relação à formação dos professores e o desenvolvimento da Educação Básica. A atividade foi transmitida no canal do Youtube da SEC (Educação Bahia1), mediada pela professora Lindamara Caires e contou com a tradução dos intérpretes de libras Felipe Medeiros e Anderson Felipe.

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC,  Marcius Gomes, que representou o secretário, Jerônimo Rodrigues, destacou o papel da UAB na Bahia. “A UAB tem um papel estratégico na formação docente no nosso Estado e queremos, com estas atividades, disseminar as possibilidades que temos de oferta na formação continuada de professores, nas pós-graduações, na segunda licenciatura e outras oportunidades que estão sendo pensadas e desenvolvidas cuidadosamente pela UAB”.

A  coordenadora institucional da UAB no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA),  Elisângela Reis, falou do alcance das ações da UAB e do alinhamento dos cursos com as demandas existentes nos Territórios de Identidade. “O grande desafio das instituições públicas de Ensino Superior do Estado é qualificar a demanda de oferta conforme as necessidades de cada Território de Identidade em nosso Estado, que possui dimensões territoriais tão extensas e diversas”.

A live teve também a apresentação da professora Ivana Sacramento, coordenadora do Polo de Alagoinhas, que falou sobre a experiência da UAB na Bahia. “Como coordenadora de Polo, vejo que a abrangência de um programa como a UAB está além dos números, significa romper fronteiras e mudar vidas”, disse.

Foi o que aconteceu com Imara Queiroz, que mora em Itacaré e atua como professora em dois municípios. Egressa do Polo UAB/ Ilhéus, ela contou a sua história e destacou a importância da formação pelo Polo UAB.  “Todas as minhas conquistas tiveram como pilar a Educação à Distância da UAB, que se fez presente na minha vida. A meta agora é entrar no doutorado e continuar com a carreira acadêmica”.

Sobre a Universidade Aberta do Brasil – A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma política de expansão e de interiorização para democratizar o acesso à Educação Superior; fortalecer a Educação Básica; e promover a formação de professores, gestores e outros profissionais da Educação. Os cursos, ofertados em diferentes áreas nos Polos UAB, contam com a experiência acadêmica das universidades do Estado da Bahia (UESB, UNEB, UESC e UEFS), das Federais (IFBA, UFRB, UFBA e UNIVAFSF) e de outros estados (UFPI, UFRPE e IFAL).

A Bahia conta com 23 Polos de Apoio Presencial da UAB, vinculados à Secretaria da Educação do Estado, com 11 mil estudantes presentes em 21 dos 27 Territórios de Identidade, com atuação nos municípios de Alagoinhas, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Pintadas, Salvador, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Seabra Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Campo Alegre de Lourdes, Juazeiro, Barreiras, Serrinha, Santa Maria da Vitória, Salvador e Macaúbas.