Live e minicurso promovidos pela SEC marcam atividades alusivas ao Novembro Negro nesta semana

Foto: Claudionor Jr

Como parte das ações alusivas ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está promovendo uma série de atividades pedagógicas, em parceria com órgãos governamentais e não governamentais, pautadas nos conceitos de valorização da diversidade, no fortalecimento da identidade e no combate ao racismo. Durante esta semana, por exemplo, serão realizados debates por meio de live e minicursos.

Nesta terça-feira (17), está programada uma live intitulada: “Relatos de experiências escolares e produções baianas na promoção da História e Cultura Afro-brasileira e Africana - uma perspectiva pedagógica”, das 15h às 16h, no Youtube da SEC (www.youtube.com/educacaobahia1). A atividade terá como expositores o designer e arte educador, Alexandre Santos; o presidente do Olodum, João Jorge; e a professora Maria Isabel Gonçalves, vencedora do Prêmio Educador Nota 10, em 2020. Também será realizada uma apresentação cultural, com Maurício Lourenço.

Na quarta (18) e na quinta (19), acontecerá o minicurso “Mulheres negra e indígenas na pós-graduação”, com o objetivo de compartilhar ferramentas teóricas e metodológicas da pesquisa acadêmica para professoras da rede pública e potencializar o ingresso de mulheres negras e indígenas na pós-graduação. Neste sentido, serão abordados  técnicas de elaboração de projeto; metodologias do trabalho científico; referenciais teóricos do campo da educação das relações étnico-raciais; e técnicas de entrevistas.

O minicurso terá a participação das professoras Titiana Rodrigues (UFScar), Edilza Sotero (UFBA), Renailda Cazumba (UEFS) e Mighian Danae (UNILAB), com mediações das professoras Eliane Costa e Ivanilda Amado, da SEC. A atividade acontecerá pela plataforma Google Meet, das 14h às 18h. As vagas são limitadas e os interessados devem realizar inscrição prévia, com o preenchimento da ficha de inscrição on-line, no link https: https://forms.gle/m4ibcp9YVGrjGLrQA

Para saber mais  sobre a programação do Novembro Negro, clique aqui.