Livros de autores baianos lançados na Flica serão usados na alfabetização de 332 mil crianças

Foto: Camila Souza/GOVBA

Marias, Joãos, Pedros, Ritas e muitas Carolinas estão entre as 332 mil crianças que irão utilizar os livros de literatura infantil lançados, nesta quinta-feira (15), pelo governador em exercício João Leão e pelos secretários estaduais da Educação, Osvaldo Barreto e de Cultura, Jorge Portugal, na V Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2015). As 19 obras foram escritas por 16 autores baianos e irão contribuir para a alfabetização dos alunos das escolas públicas municipais e estaduais.

Os livros são referenciados na realidade da Bahia, com linguagem e ilustrações, que criam nas crianças uma identificação, e contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem. Entre as obras, duas são do cartunista Antônio Luiz Ramos Cedraz, falecido em 2014 e criador da Turma do Xaxado: ‘As aventuras do padre’ e ‘ Histórias curtas – Turma do Xaxado’. A ação faz parte do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que estabelece um regime de colaboração entre Estado e Municípios, o que passa, dentre outras ações, pela distribuição de livros didáticos e formação de professores, para a melhoria da qualidade da educação pública na Bahia.

"Temos certeza de que com estes livros, a leitura ganha um atrativo a mais para nossas crianças", secretário Osvaldo Barreto

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, falou que a apresentação da coleção, na Flica 2015 e no Dia do Professor, é simbólica por ser um dos maiores eventos culturais do País. “A Bahia é terra de Castro Alves, de Jorge Amado e de tantos outros consagrados poetas e escritores. É uma imensa alegria lançar livros feitos por autores baianos, que falam sobre as particularidades do nosso Estado, para o uso em sala de aula. Temos certeza de que com estes livros, a leitura ganha um atrativo a mais para nossas crianças para quem estamos garantindo o direito de aprender”, afirmou, acrescentando que os mais de 700 mil livros serão distribuídos para o início do ano letivo 2016.

A escritora Janete Lainha Coelho, autora do livro ‘Traquinagem de criança’, falou sobre o uso da sua obra na alfabetização das crianças. “É um sonho realizado saber que milhares de crianças terão a oportunidade da leitura que eu e meus 16 irmãos não tivemos na infância. Eu sou a única que concluiu os estudos. Considero de maior importância contar história para as crianças com o que lhe é familiar, a nossa cultura baiana, com personagens afro descendentes, capoeiristas, sereias e baianas de acarajé”, destaca.