Mulheres são beneficiadas com mamografias gratuitas pelo Programa Saúde Mais Perto

Palavras-chave:
Foto: Elisabeth Guerra / SECBA
Como parte das ações do Programa Saúde Mais Perto, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 300 mulheres estão sendo beneficiadas com exames gratuitos de mamografia, realizados na carreta instalada no estacionamento da Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O atendimento, iniciado nesta segunda (6), segue até terça-feira (7) com foco na prevenção e no rastreamento do câncer de mama e acontece a partir de uma articulação com o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (Pasvap), da SEC, integrando, ainda, a Campanha Outubro Rosa, promovida ao longo do mês.
 
Este é o terceiro ano de campanha em que o serviço de saúde itinerante de mamografia é oferecido aos servidores da SEC, bem como é disponibilizado para a comunidade da região do CAB. Antes da realização do exame é feita uma triagem, quando também são passadas informações sobre o autocuidado. A servidora Valdelina Santos, 63 anos, desde cedo já estava aguardando a realização da mamografia. Para ela, que trabalha no setor da Copa Central, a iniciativa é maravilhosa pela tranquilidade e pelo conforto. “Não perco nenhuma campanha da SEC. Sempre que um serviço é oferecido para cuidarmos da saúde procuro me inscrever. É muito bom ter essa oferta de forma rápida e gratuita”, declarou.
 
Sua colega do setor de Patrimônio, Hildete Ferreira, 53 anos, desde o início do mês esperava para realizar a mamografia. Ela ressalta que a prevenção é muito importante. “Quanto antes for detectado, há mais chances de cura. A oportunidade de fazer o exame, aqui na SEC, é muito mais cômoda e confortável porque nem precisamos nos deslocar”, considera.
 
A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, destaca que iniciativas como estas vão além da prevenção. “Nossas atividades com campanhas como estas passam pela dimensão de um Estado que se preocupa com as pessoas, porque estamos falando de políticas públicas de acesso à saúde. E esta parceria com a Sesab amplia o leque de iniciativas que são desenvolvidas pelo Pasvap e pela SEC, em benefício dos educadores, trabalhadores da Educação e dos estudantes, que também representam cuidado e afeto”.
 
Novembro - O Pasvap é direcionado à promoção e saúde do servidor, sendo que também são ofertados outros serviços, como consultas nas áreas de Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia e Assistência Social, entre outros, em campanhas específicas, durante todo o ano. No mês de novembro, por exemplo, a SEC está mobilizando a comunidade escolar com três ações: Novembro Negro, Novembro Azul e Novembro Laranja. São ações relacionadas, respectivamente, ao Dia da Consciência Negra, ao combate ao câncer de próstata e aos cuidados com a saúde auditiva.
 
Toda rede estadual de ensino está sendo convidada a refletir sobre uma sociedade mais igualitária e antirracista, bem como à promoção da saúde e bem-estar físico e emocional. Ao longo de todo o mês, serão realizadas atividades como oficinas, palestras, seminários, exames, consultas e orientações preventivas, assim como estarão disponíveis as cartilhas “Novembro Azul – Prevenir é uma das formas de lutar” e “Novembro Negro – Racismo: combate e prevenção, preconceito, discriminação e bullying”, pelo link www.educacao.ba.gov.br/saudedoprofessor.
 
Fonte: Ascom/SEC

Notícias Relacionadas