NOTA DE PESAR

Palavras-chave:
Foto: Carlos Rocha

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia manifesta profundo pesar pelo falecimento da educadora Normélia da Silva Monteiro Rocha, casada com o também professor Zilton Rocha. Natural de Nova Canaã (Bahia), formada em Pedagogia (1966), especialista em Supervisão Escolar e concursada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Normélia atuou como professora no Colégio Florestal e como diretora das Escolas Reunidas e Olavo Bilac, em Nova Canaã, onde começou a sua longa trajetória dedicada à Educação.

Em 1979, Normélia se mudou para Salvador com a família onde consolidou sua trajetória no magistério, atuando nas redes pública e privada. Na capital, assumiu diferentes funções em instituições diversas, como a de vice- diretora do Colégio Hildete Lomanto; de supervisora pedagógica do Colégio Manoel Devoto, do Colégio 2 de Julho e do Colégio Anchieta, onde também foi fundadora e curricularista do então chamado Ensino Fundamental I. A professora Normélia também atuou no Colégio Chave, onde fundou o Ensino Médio; no Colégio Aplicação; no Colégio Portinari, no primeiro ano de funcionamento; além de ser curricularista do Colégio Anglo-brasileiro e de ter dirigido o Colégio Mendel (Pituba). Ela também ministrou aulas na pós-graduação da Faculdade Olga Mettig e trabalhou na formação de professores pelo interior da Bahia, ministrando oficinas, palestras e cursos.

Neste momento de dor, a SEC se solidariza com os familiares e amigos, ao mesmo tempo em que agradece à professora Normélia pelo legado de amor e entrega à Educação, que pode ser bem compreendido nos versos do poeta Fernando Pessoa, que a professora Normélia tanto admirava:

"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive"

Notícias Relacionadas