Óleo do licuri, bovinocultura de leite e cocada no Rural Produtivo

Palavras-chave:
Foto: Mateus Pereiria / GOVBA

Neste sábado (24) o Rural Produtivo vai mostrar como os produtores do licuri estão se profissionalizando na produção de óleo em Várzea da Roça. O programa vai até Capim Grosso ver o que os produtores têm feito para ampliar a produção de leite. E ainda, conhecer o trabalho da Associação de Pequenos Produtores de Jabuticaba (APPJ) e aprender a cocada de licuri em Quixabeira. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas- feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h.

Em Várzea da Roça, a Associação de Defensores e Produtores de Ouricuri foi beneficiada com equipamentos, construção do terreiro de secagem e unidade simplificada para impulsionar a produção do óleo de licuri. Por conta da pandemia, a Agroindústria Ouro do Sertão ainda não está em funcionamento, mas faz parte das rodas de aprendizagem da comunidade. A Associação atende diretamente 32 famílias com insumos e instruções dos agentes comunitários rurais para cuidados com a colheita e a qualidade na extração do óleo.

Nas comunidades de Lajedo e Mucambo, em Capim Grosso, 22 famílias se uniram em associação e estão progredindo com a bovinocultura de leite. Receberam capacitação técnica e implantação de tecnologia como um tanque que permite o armazenamento de leite, garantindo maior higiene, qualidade do produto e valorização do preço, tornando um meio de geração de renda na região. Atualmente, parte dos beneficiários já tem a segunda ordenha, gados confinados e semiconfinados, e também ordenhas mecanizadas, aumentando a produção de 60 litros para até 260 litros por dia.

O programa foi até a Associação de Pequenos Produtores de Jabuticaba, em Quixabeira, conhecer as atividades produtivas desenvolvidas com a assistência técnica e extensão rural das quase 100 famílias. As ações possibilitaram o desenvolvimento da agricultura familiar em toda a comunidade, através de estrutura para os quintais produtivos, ampliação na reserva do banco forrageiro e implantação de cisternas de bicas e enxurrada nas propriedades para os períodos de estiagem. O telespectador ainda vai conhecer o apicultor Alex Lopes que recebeu 10 caixas para apicultura e já ultrapassou 70 caixas de abelhas.

Direto de Quixabeira, as agricultoras Neide Souza e Adelina Cerqueira  ensinaram a receita de cocada de Licuri com a fruta “de vez”. E para finalizar tem a apresentação do Toré da Aldeia Tuxá Koonahá, em Muquém de São Francisco.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Fonte: ASCOM/IRDEB

Notícias Relacionadas