Organização dos Estados Ibero-americanos apresenta boas práticas voltadas para a Educação Básica

Representantes da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) foram recebidos, na quinta-feira (16), pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, na sede da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na oportunidade, foram apresentadas ações desenvolvidas pela instituição, que tem o objetivo de fomentar projetos de cultura, ciência e tecnologia, tendo como foco principal fortalecer a Educação Infantil e a Educação Profissional, além de promover pesquisas e a valorização de boas práticas educacionais.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou sobre as novas possibilidades de parcerias que contribuam na melhoria da Educação. “Esta visita teve o objetivo de conhecermos o trabalho desenvolvido pelo OEI, para vermos o que podemos desenvolver junto com eles no aspecto da educação. Sabemos da necessidade de estreitar esses laços, porque mesmo sabendo das nossas responsabilidades, acreditamos que a educação está nas mãos de toda a sociedade, e não apenas dos gestores federais, estaduais e municipais. Vamos dar continuidade a esta agenda e, com certeza, desenvolveremos projetos nesta área”, disse.

O diretor da OEI, Raphael Callou, falou sobre esta troca de experiências. “Estamos com esta finalidade de ampliar o trabalho feito no país. Nossos projetos acontecem em uma esfera federal e a ideia, a partir deste ano, é iniciar uma aproximação maior com Estados e municípios, com foco em projetos direcionados para eles. Sabemos do desafio do Estado, que tem uma dimensão gigantesca, mas queremos conhecer mais os seus projetos e analisar a sinergia entre os nossos trabalhos”, contou.

OEI - A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é um organismo internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos nos campos da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, no contexto do desenvolvimento integral, da democracia e da integração regional. A sede central da sua Secretaria-Geral está em Madri, Espanha, e conta com escritórios regionais na Argentina, na Bolívia, no Brasil, no Chile, na Colômbia, na Costa Rica, na República Dominicana, no Equador, em El Salvador, na Guatemala, em Honduras, no México, na Nicaragua, no Panama, no Paraguai, no Peru e no Uruguai.