Ouvidoria da Educação realiza encontro de planejamento para expandir atuação nos territórios baianos

Fotos: Pedro Moraes/ SEC BA
Com o objetivo de estreitar os laços com as comunidades escolares e expandir a atuação da ouvidoria pública educacional nos municípios, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta quinta-feira (3), um encontro de planejamento com a participação da Ouvidoria Geral do Estado e de técnicos ouvidores dos Núcleos Territoriais da Educação (NTE), das universidades estaduais, Instituto Anísio Teixeira (IAT), do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e do Conselho Estadual da Educação (CEE). Na ação, que segue até esta sexta (4), os envolvidos  debateram o projeto "Ouvidoria vai à escola" e conheceram os projetos de governo, bem como participaram de um processo formativo sobre a utilização do Sistema de Gestão e Ouvidoria Pública (TAG).

Para o subsecretário da Educação, Danilo Melo,  incentivar o uso da Ouvidoria pela comunidade escolar é fundamental para aperfeiçoar as políticas públicas educacionais do governo. “Temos uma série de projetos, políticas públicas educacionais e ações voltadas para a melhoria da vida dos estudantes e qualificação do ensino. Portanto, é sempre necessário melhorar e investir no aperfeiçoamento do trabalho que é realizado, para concretizarmos canais de comunicação com o nosso público, para não só criticar ou elogiar, mas também sugerir ações e melhorias”.

De acordo com o ouvidor da SEC, Jocivaldo dos Anjos, a Ouvidoria é um espaço importante de articulação em que a missão é transformar a escuta em um diálogo produtivo. “Queremos aproximar, cada vez mais, a população para o diálogo produtivo e garantir o direito à informação para toda comunidade escolar. Entre as ações que vamos intensificar, destaco o  projeto 'Ouvidoria vai à escola'. Vamos realizar a visita em todas as unidades da rede, com reuniões dos líderes de classes, do colegiado escolar, do conselho de classe, dos grêmios estudantis e das comunidades locais. Com as visitas, queremos realizar uma escuta atenciosa para o fortalecimento da democracia participativa”.

A diretora do NTE de Itaberaba, Valdeci Silva Carvalho, ressaltou que uma Ouvidoria atuante proporciona, também, um acolhimento para a comunidade. “Vamos ouvir as escolas por inteiro, com os estudantes, servidores, colaboradores, professores e as comunidades onde as unidades estão inseridas. De forma geral, vamos ver de perto as necessidades e se elas estão sendo atendidas, para aperfeiçoar o nosso trabalho. O atendimento gera acolhimento, valorização e maior segurança nas ações que estão sendo desenvolvidas”.

No primeiro dia do encontro, também estiveram presentes o ouvidor geral do Estado, Jonival Lucas; o diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves;  o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manoel Calazans; a superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Suely Miranda; o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal;  o superintendente de Gestão da Informação, Rainer Wendell; a superintendente de Recursos Humanos da Educação, Rosário Muricy; o  coordenador de Articulação de Projetos para a Educação, Helder Amorim; e o  coordenador Executivo de Programas e Projetos Estratégicos, Marcius Gomes.