Ouvidoria firma parceria com Tribunal de Contas para atendimento à comunidade estudantil

A Secretaria da Educação do Estado, por meio do projeto Ouvidoria Vai à Escola, firmou uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O objetivo é ampliar a prestação de serviços prestados pelo projeto que abre espaço para que estudantes, professores, gestores e a sociedade tenham a oportunidade de participar, efetivamente, do dia a dia da escola pública, fazendo sugestões, elogios e reclamações na própria unidade escolar.

Com a parceria, o TCE ressaltará o papel dos cidadãos para o controle social na aplicação dos recursos públicos. O Ouvidor da Secretaria da Educação, Francisco Neto, destaca que a Ouvidoria da Educação é um instrumento de participação e controle social, bem como uma ferramenta de gestão e salienta que o TCE irá fortalecer, ainda mais, esta ação. “Temos procurado dar uma resposta ao cidadão, em tempo real, e constatamos que há uma satisfação geral em relação ao nosso trabalho”.

E é na perspectiva de aproximar, cada vez mais, a Secretaria da Educação do cidadão, que o Projeto Ouvidoria Vai à Escola, de maio a outubro deste ano, já passou por 41 unidades escolares da rede estadual. A última visita ocorreu no dia 11/11, no Colégio Euricles de Matos, no Rio Vermelho. Durante a visita, professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio da unidade aprenderam mais sobre o trabalho e as atribuições do Tribunal de Contas do Estado.

Nesta quinta-feira (14/11), Ouvidoria e TCE estarão juntos em mais uma edição do projeto Ouvidoria Vai à Escola que chega à Escola Estadual Professora Mariinha Tavares, no bairro de Pernambués, em Salvador. Durante todo o dia, as equipes ficarão na escola para ouvir a comunidade. A Ouvidoria também realizá reuniões com grêmio e o colegiado escolar. “O projeto proporciona um atendimento individualizado, com análise das manifestações recebidas e acompanhamento de providências, aproximando-se de estudantes, professores, funcionários e gestores escolares”, acrescenta Francisco Neto.

Avaliação positiva – O Projeto Ouvidoria Vai à Escola, inaugurado em maio deste ano, no Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães (Bairro do IAPI, em Salvador), está disponível a todos os estudantes da rede estadual baiana. A iniciativa teve cerca de 95% de avaliação positiva da comunidade escolar visitada, na capital. Em agosto, o projeto foi ampliado para todo o interior.

Além do projeto, o cidadão que deseja sugerir, reclamar ou elogiar pode entrar em contato com a Secretaria por meio do telefone gratuito (0800 284 0011). Pode, ainda, acessar a página da Ouvidoria no Portal da Educação e o Portal da Ouvidoria Geral do Estado (www.ouvidoriageral.ba.gov.br); ligar 162; encaminhar e-mail para ouvidoria@educacao.ba.gov.br ou seguir o Twitter @ouvidoriaeducacao. O cidadão também pode buscar o SAC Móvel ou comparecer à sede da Ouvidoria da Educação no SAC Educação, no Comércio, e fazer a manifestação pessoalmente.

Cronograma de visitas do Projeto Ouvidoria vai à Escola:
 
14/11 - Escola Estadual Professora Mariinha Tavares
21/11 - Escola Estadual Juracy Magalhães Júnior  
28/11 - Colégio Estadual Henriqueta Martins Catarino
05/12 - Colégio Polivalente de Aratu
12/12 - Colégio Estadual Leda Jesuíno dos Santos

Notícias Relacionadas