Ouvidoria Vai à Escola estreita diálogo com comunidade escolar

A Secretaria da Educação do Estado está cada vez mais perto do cidadão baiano. A comunidade escolar e toda sociedade podem participar, efetivamente, do dia a dia da escola pública fazendo sugestões, elogios e críticas na própria escola. Com o projeto Ouvidoria Vai à Escola, uma equipe da Secretaria da Educação se instala, por um dia, em uma unidade da rede estadual para ouvir, diretamente da comunidade, suas opiniões. A ouvidoria também realiza reuniões com grêmios e colegiados escolares.

O Colégio Estadual Doutor João Pedro dos Santos, localizado no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, foi um dos visitados pelo Ouvidoria vai à Escola.  “O projeto foi excelente. Eu achei válido, porque, apesar de eu dar abertura aos alunos, alguns ficam acanhados, e aproveitaram a presença da Ouvidoria na Escola para dar opinião. Além disso, o projeto aproximou o gestor da Secretaria”, contou Everaldo Mattos, gestor do colégio.

Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães

O projeto proporciona um atendimento individualizado, com análise das manifestações recebidas e acompanhamento de providências, aproximando-se de estudantes, professores, funcionários e gestores escolares. A ouvidoria itinerante é mais uma possibilidade de participação da comunidade escolar na rotina da escola.

Avaliação – Com apenas dois meses de implantação, a iniciativa teve 92% de avaliação positiva da comunidade escolar visitada. Os assuntos mais tratados foram: elogios a funcionários e falta de manutenção nas escolas. O projeto foi lançado em maio de 2013 e fez a primeira visita ao Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, localizado no IAPI, em Salvador.

Além do projeto, o cidadão que deseja sugerir, reclamar ou elogiar pode entrar em contato com a Secretaria por meio do telefone gratuito (0800 284 0011). Pode, ainda, acessar a página da Ouvidoria no Portal da Educação e o Portal da Ouvidoria Geral do Estado (www.ouvidoriageral.ba.gov.br); ligar 162; encaminhar e-mail para ouvidoria@educacao.ba.gov.br ou seguir o Twitter @ouvidoriaeducacao. O cidadão também pode buscar o SAC Móvel ou comparecer à sede da Ouvidoria da Educação no SAC Educação, no Comércio, e fazer a manifestação pessoalmente.

Notícias Relacionadas