Pacto com Municípios pela Alfabetização é discutido com prefeitos e secretários municipais

O projeto Pacto com Municípios pela Alfabetização, desenvolvido em regime de colaboração entre a Secretaria da Educação do Estado e 403 municípios baianos, já beneficiou mais de 367 mil crianças na Bahia, alfabetizando até os oito anos de idade. A ampliação desta parceria tem sido discutida entre o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, prefeitos e secretários da educação dos municípios. Nesta terça-feira (4/2), o encontro aconteceu com representantes de Barra da Estiva, Jussiape, Ituaçú, Aracatu, Licínio de Almeida e Santa Bárbara, que, juntos, contabilizam 1.536 crianças beneficiadas.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
“Dialogar com os prefeitos, discutir a importância deste projeto e como ele pode ser fortalecido é fundamental e faz parte do processo de melhoria da qualidade do ensino, conforme prevê o Programa Pacto para a Educação na Bahia, proposto pelo governador Rui Costa. Se estas crianças são alfabetizadas na idade certa, poderão ter mais conhecimento e tranqüilidade para seguir e avançar nos seus percursos formativos”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

O prefeito de Santa Bárbara, Nilton César Estrela de Menezes, relatou que, graças ao Pacto com Municípios pela Alfabetização, houve uma redução de 64% no analfabetismo do município. “É um dado muito positivo porque mostra o quanto esta parceria com o Estado está funcionando e melhorando os nossos índices educacionais”.

Já a secretária de Educação de Barra de Estiva, Maria de Lurdes Neto Silva, reforçou que, com o Pacto, as 264 crianças envolvidas com o projeto estão “mais mobilizadas para o processo de ensino e de aprendizagem e os professores estão mais aptos a lidar com a missão de alfabetizá-las”.