Pinheiro discute ações conjuntas com Fórum Estadual da Educação

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação

“A Secretaria não pode ter uma relação distante dos organismos e instituições da Educação”, foi o que destacou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, na reunião mensal do Fórum Estadual de Educação (FEE/BA), ocorrida nesta quinta-feira (7/07). Este foi o primeiro contato do secretário as 48 entidades que compõem o FEE/BA, órgão responsável pela realização de conferências no âmbito estadual e municipal, onde se discute políticas públicas da educação em todas as esferas.

Desde que assumiu a Secretaria, Pinheiro vem se reunindo com fóruns e conselhos de diversas instituições da Educação do Estado para um trabalho conjunto em prol da escola pública. “A gente não vai conseguir fazer a verdadeira transformação da educação da Bahia atuando de forma pulverizada. Quero, em outra oportunidade, discutir com o Fórum o que fazer pela melhoria da educação, e pensar em um projeto que seja levado para a sala de aula”, declara o secretário.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do Fórum no Estado, Nildon Pitombo, que também é subsecretário da Educação do Estado, e pela vice-coordenadora Gilvânia Nascimento, e teve como objetivo o alinhamento do Plano Municipal de Educação com os planos nacional e estadual. “Nesse fórum, vamos delinear caminhos para a gente trabalhar em conjunto com os municípios, nas perspectivas de avaliação já dos seus Planos Municipais de Educação e alinhamento com os planos nacional e estadual”, informou Nildon Pitombo.

O Fórum Estadual foi o responsável em produzir o Plano Estadual de Educação 2016-2026, sancionado pelo governador Rui Costa em maio deste ano. “O plano foi elaborado a partir de uma discussão muito movimentada pela participação social, ouvindo todos os segmentos da sociedade. Produzimos um plano representativo das intenções e das expectativas sociais das necessidades educacionais e políticas do Estado”, diz Pitombo.