Pinheiro e secretária de Salvador dialogam sobre Educação

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, visitou, nesta terça-feira (10), a recém empossada secretária da Educação do município de Salvador, Paloma Modesto. Pinheiro foi até a sede do órgão municipal com o objetivo de estreitar o diálogo e discutir ações visando a melhoria da educação pública. Na capital, o Estado tem 232 escolas com diferentes modalidades da Educação Básica, a exemplo do Ensino Médio, da Educação Profissional e, também, do Ensino Fundamental.

“A visita serviu para saudarmos a chegada da secretária Paloma Modesto e, ao mesmo tempo, tratarmos de temas que são comuns e necessários às duas secretarias. Também pautamos desafios para construirmos coisas em conjunto, principalmente na essência da escola que é o seu eixo pedagógico e como o Estado pode compartilhar experiências que estão sendo adotadas na rede”, destacou.

Um dos pontos da pauta foi o desenvolvimento de ações integradas para a municipalização de escolas e para a melhoria da educação pública. “Temos que ter a consciência que estamos tratando com pessoas e profissionais da Educação. A partir daí conversamos sobre a consolidação dos Complexos Escolares, que seriam lugares onde pudéssemos juntar uma escola municipal, uma estadual, uma universidade e um instituto federal, onde conseguíssemos nesta ambiência introduzir o estudante no caminho da vida, desde o Ensino Fundamental, até o próximo passo, seja para o mercado de trabalho ou para o Ensino Superior”, afirmou.

Segundo a secretária da Educação de Salvador, Paloma Modesto, o mais importante do encontro foi discutir questões qualitativas. “Conversamos sobre possibilidades de cooperação e visando a melhoria da educação. Considero um encontro extremamente importante para que a gente continue com um relacionamento estreito, cada vez mais intenso do ponto de vista da construção efetivamente de um projeto educacional diferenciado”, concluiu.