Prazo para conferência de dados do Censo Escolar vai até 30 de abril

Palavras-chave:

Diretores e dirigentes das unidades escolares das redes públicas e privada têm até o dia 30 de abril para conferir a situação do aluno (aprovação, reprovação e abandono) informada na segunda etapa do Censo Escolar 2013. Caso seja necessário, as escolas podem retificar os dados informados. Já as unidades que ainda não concluíram o envio das informações, terão a oportunidade de finalizar o preenchimento da situação do aluno também neste mesmo prazo.

Os dados informados nesta segunda etapa do Censo integram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação. Além disso, por ser um instrumento de coleta para a construção de um panorama sobre alunos, professores, turmas e escolas, o Censo Escolar também contribui para estabelecer políticas públicas para a educação básica.

Diretor de Avaliação e Informações Educacionais da Secretaria da Educação do Estado e coordenador do Censo Estadual da Bahia, Marcos Pinho alerta para a importância dessa segunda fase do Censo. “A inclusão de dados incorretos pode prejudicar o resultado do Ideb do Estado, do município e da unidade escolar. Por isso, é importante estar atento. Esse é o momento para as escolas examinarem o que está no sistema, porque depois não haverá mais tempo para retificar”, explica.

Na Bahia, desde 14 de abril, a Secretaria da Educação vem realizando conferência por internet (IPTV) com os diretores das Diretorias Regionais de Educação (Direc), a fim de orientar sobre a retificação e chamar a atenção para a situação das escolas privadas. “Temos uma preocupação especial com a baixa adesão das escolas privadas, que têm uma participação reduzida no Censo. Muitas vezes, não informam os dados e acabam prejudicando a educação como um todo”, relatou Marcos Pinho.

Para verificar os dados informados e realizar alterações, basta acessar o módulo Situação do Aluno do Sistema Educacenso, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e seguir as orientações.

Censo Escolar – Realizado pelo Inep, o Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais, para o gerenciamento de programas como o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Alimentação na Escola, Programa do Livro Didático, Programa Brasil Alfabetizado, além da composição do Ideb.

Notícias Relacionadas