Prefeitos destacam importância do Educar para Transformar

Dando continuidade às ações de fortalecimento das parcerias com os municípios, como determina o programa Educar para Transformar, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, se reuniu nesta quarta-feira (27/04) com o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e a prefeita do município de Nova Redenção, Ana Guadalupe Azevedo. O encontro aconteceu na sede da Secretaria da Educação, e buscou alinhar ações de colaboração para garantir a melhoria da qualidade da educação pública no Estado.

Fotos: Marçal/ Suâmi Dias (Ascom/Educação)
O prefeito de Ilhéus, que veio convidar o secretário para assinatura de convênio entre Estado e município de doação de terreno para a escola estadual, aproveitou para destacar a importância do Educar para Transformar. “Qualquer projeto que incentive a participação de vários protagonistas merece destaque, porque educação é responsabilidade de todos. Com os alunos preparados quem ganha é a sociedade, pois a educação é essencial para a formação humana social”, disse.

A prefeita de Nova Redenção destacou que “é necessário a união de forças para que a educação se desenvolva”, ressaltando que o colégio de Nova Redenção foi o primeiro a ser visitado pelo governador Rui Costa. “Nunca tinha se visto um governado ir às escolas, olhar os livros que estão sendo usados, olhar as instalações, reunir com o colegiado, pais, alunos, e isso vem surtindo um efeito muito grande na educação do nosso município”, afirma, Ana Guadalupe.

No primeiro ano de atuação, o Educar para Transformar já conta com a adesão dos 416 municípios baianos que assinaram um acordo de cooperação mútua até 2018. O Governo está distribuindo de 1,5 milhão de livros para as prefeituras para contribuir com a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade.