Professor Paulo Gabriel é empossado presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, deu posse a Paulo Gabriel Soledade Nacif e a Roberto Gondim Pires, respectivamente presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA) para o biênio 2020-2022. A Sessão Especial de Posse, marcada por despedidas e expectativas, foi realizada por videoconferência, na tarde desta quinta-feira (09), devido ao isolamento social de contenção ao Coronavírus (COVID-19).

Anatércia Ramos Lopes Contreiras deixa a presidência do Conselho após oito anos de mandato, quatro à frente do Órgão Colegiado, para a entrada do professor Paulo Gabriel Nacif. Em seu discurso de balanço, Anatércia ressaltou os momentos políticos vividos enquanto presidente do CEE/BA, e agradeceu o apoio dos funcionários, dos seus assessores e da família durante o período. Ela destacou a relação estabelecida com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, pautada no respeito à autonomia do Conselho, e o empenho do Secretário em atender as demandas do CEE. “Que essa parceria permaneça lastreada no princípio da autonomia”, concluiu a ex-presidente.

O presidente empossado enfatizou a necessidade de reflexão sobre o papel e o tamanho do CEE/BA. Em seu discurso, levantou o questionamento: até aonde vai a atuação desse Órgão. “O Conselho Estadual de Educação da Bahia é a materialização do princípio da gestão democrática da Educação, preconizado pelo artigo 205 da Constituição Brasileira. É necessário fortalecer o CEE. É possível reorganizá-lo para termos um acompanhamento mais orgânico do nosso papel na Educação baiana. Existe uma correlação fácil de ser provada entre Conselhos fortes e desenvolvimento de indicadores educacionais”, disse Nacif.

“Temos os melhores sistemas de censo e avaliação, bem como dados estatísticos mais confiáveis que muitos países da Europa e da América do Norte. Nossos Modelos são respeitados pelo mundo, mas falta relacionamento vivo, vívido, vivido! A Bahia vive um momento especial com a chegada do secretário Jerônimo à frente da pasta. O governador Rui Costa acertou na decisão, pois é emocionante acompanhar a dedicação do Secretário à Educação baiana. Não tenha dúvidas que inspirará esse CEE/BA a se renovar e avançar. A Bahia espera muito da gente”, concluiu Paulo Gabriel, agradecendo a parceria com o vice-presidente Roberto Gondim e a confiança dos conselheiros.

O secretário Jerônimo encerrou a Sessão Especial de Posse trazendo as expectativas e esperanças com a gestão da presidência empossada, de diálogo e debate para o fortalecimento das nossas instituições, a exemplo da Undime e Uncme. “Agradeço aos conselheiros que encerram seus mandatos e, na segunda-feira (13), também daremos boas-vindas aos novos conselheiros. Encerro a Sessão Especial de Posse com sentimento de renovação da parceria e respeito à autonomia do CEE, com a expectativa de um plano de trabalho que fortaleça o regime de colaboração, e que a gente possa debater o Plano Estadual de Educação (PEE) para o desenvolvimento da Educação baiana”, encerrou o secretário.

A Sessão Especial de Posse contou com a participação da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, dos reitores das Universidades Federais do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Oeste da Bahia (UFOB) e das quatro Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), bem como dirigentes e funcionários da Secretaria da Educação e do CEE/BA, amigos e familiares.

Fonte:  Conselho Estadual de Ecucação