Professores passam por formação para aulas no regime de alternância na rede estadual

Gestores, professores e técnicos da Secretaria da Educação estão reunidos no Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT), em Santo Amaro, a 72 km de Salvador, no Recôncavo Baiano, para a formação no projeto de Pedagogia da Alternância voltado ao curso técnico de nível médio em Aquicultura, que será ofertado pela primeira vez na rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica.
 
Pelo regime de alternância, os estudantes ficarão 15 dias em atividade letiva na escola e 15 dias nas suas comunidades de origem, sob orientação dos professores e acompanhamento de monitores. A formação será aplicada pelo Instituto Aliança até esta terça-feira (8) e tem como objetivo preparar os professores para trabalhar esta metodologia de aulas.
 
O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, fala o alcance social deste novo curso da rede. “Estamos em um processo de qualificação tanto quantitativa quanto qualitativa da Educação Profissional do Estado Bahia. A Pedagogia da Alternância visa melhor atender as populações rurais no Estado, no que tange à formação na área de Recursos Naturais. Para isso, estamos iniciando com duas turmas do curso técnico de Aquicultura e com dez turmas do curso de Agroecologia. Essas serão nossas experiências piloto nessa área de pedagogia da alternância. A capacitação busca esclarecer todas as dúvidas, pois a questão da alternância tem que ser bem compreendida pelos professores”, explica.
 
Para o professor Jorge Figueiredo, que está participando da formação, o regime de alternância é um desafio. “A aplicação deste novo projeto é uma quebra de paradigmas, porque o sistema muda. Você tem conceitos modernos, onde todos trabalham cooperando e nós estaremos aqui para contribuir com a formação dos futuros técnicos, para que possam se tornar microempresários na área de criação de peixe ou para que sejam agentes multiplicadores nas suas comunidades e no mercado de trabalho”, relata.    
 
Aquicultura - O curso técnico em Aquicultura tem parceria com a Bahia Pesca. As aulas começam na próxima segunda-feira (14), no CVTT, anexo do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP), localizado no Distrito de Acupe, no município de Santo Amaro. 

Notícias Relacionadas