Programa Mais Futuro beneficia 4 mil universitários com bolsa permanência

A partir desta quarta-feira (21), quatro mil estudantes de universidades estaduais integram o programa Mais Futuro. A iniciativa do Governo do Estado oferece auxílio financeiro para os jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica, participantes do CadÚnico, além de oportunidades de estágio no setor público. O incentivo garante a permanência desses estudantes nas salas de aula e a conclusão dos cursos de graduação. Na manhã desta quarta, em cerimônia no Bahia Othon Palace, em Salvador, o governador Rui Costa assinou os termos de compromisso de estágio dos universitários participantes, que também receberam seus cartões bancários.

“Este programa é voltado aos jovens de famílias de baixa renda, para que possam cursar uma faculdade, regularmente. Esta é a prioridade do Governo com a juventude. Acredito que a educação transforma a vida das pessoas e esse é mais um estímulo para que esses estudantes concluam seus cursos. A partir do sexto semestre, também estamos oferecendo oportunidades de estágio remunerado, para os universitários garantirem experiência profissional na atividade que está se formando”, explica o governador.

De acordo com o secretário da Educação, Walter Pinheiro, o Governo do Estado está fazendo uma grande modificação na estrutura educacional da Bahia. “Todas essas iniciativas, como o Mais Futuro, o Partiu Estágio e o Primeiro Emprego, vão preparar os estudantes não só para as universidades e o mercado de trabalho, mas para a vida. Além disso, a possibilidade de garantir permanência na universidade e vagas de estágio incentiva também o Ensino Médio. Esse apoio é um estímulo para que alunos queiram ingressar no Ensino Superior”, afirmou o secretário.

Pinheiro ainda destacou que o Governo do Estado também vem promovendo mudanças na Educação Básica e Profissional criando um processo continuado em todos os níveis de formação. "Nós fizemos o lançamento de projetos de empreendedorismo e inovação nas escolas, mudança nos conteúdos pedagógicos e a exigência de um coordenador pedagógico para cada unidade escolar, e agora estamos complementando isso com a criação dos projetos direcionados ao Ensino Superior. Também estamos finalizando uma jornada de reestruturações nas redes físicas das escolas, com o acompanhamento do governador Rui Costa, que sempre destaca a educação como o principal fator de transformação social", ressaltou.

O programa é voltado para os estudantes das universidades Estadual de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e para a Universidade do Estado da Bahia, (Uneb). Ao todo, se inscreveram no programa mais de 5,7 mil jovens e 4 mil deles foram selecionados nesta primeira etapa. Entre eles, 3.600 receberão o auxílio financeiro, chamado auxílio permanência, e os 400 estudantes restantes terão a oportunidade de estagiar em órgãos do governo baiano.

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA
Incentivo - Os jovens que receberão auxílio permanência terão uma bolsa no valor de R$ 300, para quem estuda a até 100 quilômetros de onde mora, e de R$ 600, para os que vivem a uma distância maior. O pagamento já começa na primeira semana de julho, diretamente ao estudante, através de cartão, em conta bancária criada exclusivamente para esta finalidade. O benefício pode ser concedido desde o primeiro semestre até completar dois terços do curso. No terço final da graduação, os beneficiários terão a opção e prioridade para ingressar em vagas de estágio de nível superior ofertadas por órgãos e secretarias do Governo do Estado.

Estes são os primeiros quatro mil estudantes do programa que vai investir R$ 50 milhões até 2018, apostando na educação dos jovens baianos. Para participar, é preciso ter registro atualizado no cadastro centralizado de programas sociais do Governo Federal (CadÚnico); não possuir vínculo empregatício e não ter concluído qualquer outro curso de nível superior.

Para a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, as universidades estaduais têm colhido bons resultados dos investimentos públicos feitos nas estruturas, com a qualidade do ensino e formação de profissionais. "Sabemos que não basta ingressar nas universidades, é preciso permanecer. Garantir a permanência dos estudantes que ingressaram, principalmente, através das cotas, era necessário e imprescindível para que esses jovens ocupem lugares diferentes de liderança, de caminho profissional, o que hoje se faz no Programa Mais Futuro, voltado para garantir o investimento público para inclusão e acesso ao sistema educacional público estadual. Isso vai ajudar a ultrapassar histórias que são de exceção, como a de pessoas que, vindo da educação pública e de classes socialmente vulneráveis, conseguem concluir e ocupar cargos de direção ", contou a reitora.

Para a estudante do Curso de Direito, Naianna de Souza, 21 anos, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, o Mais Futuro vai dar a oportunidade de aprimorar o conhecimento aprendido na universidade. "O programa dá mais oportunidade aos jovens de universidades públicas, que muitas vezes não tem outros meios de adquirir um estágio. Vou trabalhar no Balcão de Justiça que vai contribuir com minha formação, além de proporcionar uma renda," explicou

Já para Viviana Freitas, 20, estudante do Curso de Farmácia, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Salvador, o auxílio permanência contribui para as dificuldades do dia a dia. "Vai ajudar bastante, principalmente com o transporte e a alimentação, pois como o meu curso é diurno e moro na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o gasto é alto para me manter na universidade. O programa realmente veio para favorecer os que mais precisam deste apoio", afirmou.

Fonte: SECOM