Propostas do Pacto pela Educação chegam aos municípios do oeste baiano e região

Secretários e dirigentes de educação de 30 municípios do oeste baiano e região participaram, nessa quarta-feira (23), da apresentação das propostas do Pacto pela Educação, programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que visa conjugar esforços com os municípios para melhorar a qualidade do ensino no estado. Com essa reunião, realizada no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), em Barreiras, mais de 280 secretários municipais receberam as propostas do Pacto.

O Pacto pela Educação tem como meta maior a alfabetização sólida de todas as crianças até os oito anos de idade, além de elevar os índices de aprovação e o alcance de metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para 2021. Para isso, a Secretaria da Educação do Estado irá fornecer material didático para todos estudantes e professores dos municípios que fizerem adesão ao Pacto. Formação continuada para os professores alfabetizadores também está no pacote de compromissos do Estado.

Segundo o secretário da educação, Osvaldo Barreto, o Pacto também visa fortalecer o regime de colaboração entre as esferas de governo, com base na implantação do Sistema Nacional Articulado de Educação. “Nós respeitamos o pacto federativo, a autonomia do município. O que nos move é o sentimento de colaboração. Sem um regime de colaboração forte, nós não teremos uma melhoria na educação”.

Luis Walter Lima, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Ba), considera a chegada do Pacto pela Educação, um momento ímpar para a área na Bahia. “O Pacto pela Educação não é um pacote pronto de ações. Ele é construído com a participação de todos os envolvidos, Governo do Estado e municípios”.

“Com a adesão ao Pacto, vamos ter condições de andar junto com as políticas do Estado e do Governo Federal. Vamos melhorar nossa avaliação, acompanhamento e principalmente, qualificar a formação continuada dos professores alfabetizadores. Vamos sim, aderir ao Pacto”, garante a secretária de educação do município de Riacho de Santana, Isaura Francisca de Oliveira.