Psicopedagogos orientam estudantes sobre o que fazer às vésperas do Enem

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos próximos sábado (26/10) e domingo (27/10), os estudantes precisam, nesta reta final, muito mais do que conhecimentos. Composta de 120 questões e mais uma redação, a prova, segundo avaliação de psicopedagogos, cobra menos da memória e mais da capacidade de compreensão e de raciocínio lógico. Isso implica, ainda, conforme os especialistas, capacidade de concentração do estudante que, para ter um bom desempenho, também precisa se preparar emocionalmente.

“O mais importante é manter a tranquilidade e a calma. Dois dias antes da prova o estudante já deve começar a se preparar dormindo e se alimentando bem. Ele deve ter, pelo menos, 8 horas de sono e ingerir alimentos leves e saudáveis. Quando o corpo está em equilíbrio físico e orgânico, o estudante tem mais chances de êxito”, orienta a psicopedagoga e técnica da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Carla Verônica Albuquerque Almeida.

Acumular conteúdo para a reta final de preparação ou revisar os assuntos na véspera da prova são condutas que, segundo a psicopedagoga, atrapalham mais do que ajudam. “Se debruçar sobre o conteúdo na véspera, só gera uma tensão maior”, explica, frisando que o estudante não deve se cobrar muito. “Já há uma cobrança natural da escola, dos pais e dos colegas. Ele não pode entrar em paranoia, precisa fazer o que está ao seu alcance”.

Na hora prova – Carla Verônica Albuquerque Almeida orienta os estudantes a iniciarem a prova com a leitura de todos os itens. “As questões nas quais eles sentem mais segurança devem ser respondidas primeiro, assim podem dedicar mais tempo para os assuntos que trazem uma insegurança maior”. Durante o tempo de prova é importante manter o corpo hidratado e, em caso de queda no nível de glicose, muitas vezes ocasionada pelo estresse ou pelo acúmulo de horas de estudo, o chocolate ou uma barrinha de cereal podem ajudar.

Notícias Relacionadas