Reitor Alessandro Fernandes da UESC assume presidência do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia

O professor Alessandro Fernandes, reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), é o novo presidente do Fórum de Reitores das

Universidades Estaduais da Bahia. O mandato terá duração de um ano, conforme estabelecido no regimento da entidade. Ele sucede o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), professor Luiz Otávio de Magalhães.

Para o reitor Alessandro Fernandes, a gestão no Fórum será baseada no fortalecimento das universidades estaduais na execução de suas ações finalísticas e no auxílio à elaboração e execução de políticas públicas e, consequentemente, no processo de desenvolvimento do Estado. “A universidade pública está voltada aos problemas da sociedade e seu papel é servir a sociedade e, neste sentido, o nosso objetivo é estar cada vez mais perto da comunidade”, afirmou, ao destacar que pretende, juntamente com os demais reitores das universidades estaduais, estabelecer uma maior interação com o Fórum das Associações Docentes (ADs), o Fórum dos Servidores e os Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) das universidades estaduais da Bahia.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, agradeceu às contribuições do reitor da UESB, Luiz Otávio de Magalhães, junto ao fórum, e deu às boas-vindas ao reitor Alessandro. “Temos quatro reitores competentes e comprometidos com o desenvolvimento da Educação Superior no nosso Estado. O reitor Luiz Otávío, à frente do fórum, cumpriu uma missão de diálogo e de interlocução da Educação Superior com a Educação Básica. Tenho certeza de que o professor Alessandro continuará a nos ajudar ainda mais a estreitar esta ponte necessária para fortalecer a aprendizagem dos nossos estudantes e o papel das universidades na pesquisa, no ensino de graduação e na pós-graduação e extensão”, afirmou.

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) fazem parte da administração estadual indireta vinculadas à Secretaria da Educação do Estado da Bahia e respondem por cerca de 50% dos estudantes do Ensino Superior matriculados na Bahia.

*Com informações da ASCOM UESC