Revista apresenta balanço das políticas públicas na educação

Os principais avanços alcançados pela rede estadual de ensino da Bahia, por meio de depoimentos de estudantes, pais e educadores, apresentando a consolidação dos 10 compromissos do Programa Todos pela Escola. Esta é a tônica da Revista Educação Bahia 2014, publicação lançada pela Secretaria da Educação do Estado. A revista destaca os projetos estruturantes desenvolvidos pela Secretaria nos últimos oito anos com o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender.

Clique aqui para fazer o download da Revista

Entre as ações, está o Pacto com Municípios pela Alfabetização, por meio do qual a Secretaria, em regime de colaboração com os municípios, une esforços, recursos e conhecimentos pedagógicos para garantir a alfabetização, com letramento, das crianças com até oito anos de idade. Há, também, destaque para os investimentos no fortalecimento de aprendizagens prioritárias, como língua portuguesa e matemática, por meio do projeto Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar). Já no campo da educação científica, são destaques as experiências desenvolvidas pelo projeto Ciência na Escola, além da Feira de Ciência e Matemática e do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, que vêm despertando o interesse dos estudantes para a pesquisa, estimulando a criatividade, o aprendizado e a cidadania.
 
A revista traz, também, ações voltadas para melhorar a qualidade do ensino médio, como o Pacto Nacional pelo Ensino Médio, que objetiva a formação continuada de professores. Nesse sentido, apresenta, ainda, a tecnologia utilizada pelo Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) que, no Estado com a maior população rural do País, aproxima a escola dos estudantes moradores das áreas remotas da Bahia.
 
Os projetos de arte, ciência, cultura, esporte e patrimônio também garantem espaço na publicação. São iniciativas que diversificam os saberes nos currículos escolares e garantem o acesso ao conhecimento e à cultura, promovendo o protagonismo juvenil. As ações são voltadas, também, para os jovens e trabalhadores que vêm ganhando novas oportunidades com a interiorização e ampliação da oferta da educação profissional.
 
A revista traz a experiência do projeto Todos pela Alfabetização (Topa), que vem contribuindo para vencer o analfabetismo na Bahia; as políticas públicas implantadas para a educação do campo, indígena, especial, quilombola, para as relações étnico-raciais e de gênero, entre outras; ações de formação e valorização profissional promovidas pelo Estado, tanto da educação básica como do ensino superior; além das melhorias na infraestrutura das escolas, ampliação de investimentos no transporte e na alimentação escolar. Ações que estão transformando a escola pública estadual e assegurando a educação como um direito de todos.

Notícias Relacionadas