Revista do Governo da Bahia destaca ações do Educar para Transformar

 
 
Reforçar a democratização e a transparência das informações sobre o Governo do Estado é o objetivo da revista Terra Mãe e do Mapa da Mídia, produzidos pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) e lançados na manhã desta segunda-feira (21), durante um café da manhã promovido para a imprensa baiana no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador. 
 
A publicação anual reúne as principais ações e projetos do primeiro ano de gestão do governador Rui Costa. Já a ferramenta online tem como finalidade agrupar todos os veículos de comunicação do estado, por município, entre jornais, rádios, emissoras, sites noticiosos e revistas regionais. 
 
O lançamento ocorre no momento em que a Bahia assume a primeira posição no ranking nacional de transparência, de acordo com a Escala Brasil Transparente, pesquisa realizada pela Controladoria Geral da União (CGU). 
 
Revista - Com a tiragem de 10 mil exemplares, a revista Terra Mãe traz reportagens sobre educação, mobilidade urbana, saúde, turismo, segurança, cidadania, tecnologia, direitos humanos e assistência social, entre outras temáticas. Sobre o desenvolvimento econômico da Bahia, por exemplo, a publicação mostra como o Estado tem superado a crise e crescido, além de tratar da agricultura familiar e de opções de investimento no setor. 
 
Para o editor-geral da revista, Ipojucã Cabral, o projeto reunirá, a cada ano de gestão, os pontos fortes que foram desenvolvidos pelo Governo do Estado. "Em 2015, destacamos intervenções importantes em mobilidade urbana, o inovador programa Educar para Transformar, as ações de contenção de encostas e o que estamos desenvolvendo no semiárido, por exemplo. É um resumo acessível a toda população da capital e do interior da Bahia", explicou.
 
Mapa da Mídia - De acordo com o secretário de Comunicação, André Curvello, o Mapa da Mídia - desenvolvido em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) - nasceu de uma ideia do governador Rui Costa de ampliar o relacionamento do Governo do Estado com todos os veículos de comunicação da capital e do interior. 
 
Durante o ano de 2015, a Secom promoveu a atualização dos dados de veículos de mídia do estado e, a partir de agora, o sistema será atualizado constantemente. Ao todo, já foram cadastrados 405 veículos de comunicação. Aqueles que não estão relacionados podem se inscrever no sistema online, atualizando seus dados cadastrais.
 
O usuário pode localizar e contribuir com o cadastro por meio de filtros, como o município baiano ou o formato da mídia. O conteúdo da ferramenta virtual também pode ser exportado para uma planilha de Excel. O modelo permite uma atualização constante, bem como a consulta de qualquer lugar,  para qualquer pessoa, e para qualquer tipo de mídia.

Notícias Relacionadas