Ronda Escolar garante a segurança de educadores e estudantes

Reforma como a do Duque de Caxias já renovou completamente o Colégio Estadual Luís José de Oliveira, no bairro de Fazenda Grande I. Para a vice-diretora da unidade, Claudinéia Silva, a escola está mais agradável, mas também mais segura, por causa do programa Ronda Escolar. Por meio do programa, 520 policiais militares atuam para prevenir e reduzir as ocorrências no entorno das unidades escolares da rede pública estadual da capital e Região Metropolitana de Salvador. A ação policial, que inclui radiopatrulhamento, ocorre das 6h às 22h.

No ano passado, segundo Claudinéia, houve casos de alunos violentos brigando ou depredando a escola e foi necessário solicitar a presença da Ronda Escolar. “Havia também alguns pessoas suspeitas que ficavam na porta da escola e, quando começaram as visitas constantes da Ronda Escolar, elas se afastaram”.

O estudante Mateus dos Santos tem 16 anos e está na sexta série do ensino fundamental no Colégio Estadual Luís José de Oliveira. Ele conta que a escola sofria com o vandalismo. “O povo chegava derrubando cadeiras, não respeitava nem professor. Entrava gente que nem é da escola e ficava bagunçando e brigando. Hoje, o colégio está todo reformado, pintado, já tem vigia, não entra mais ninguém. Agora eu tenho segurança para estudar”.

Fonte: Secom e Ascom/SEC

 

Notícias Relacionadas