Rui participa de aula de reforço escolar com estudantes de Lauro de Freitas

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O governador Rui Costa e o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, visitaram, neste sábado (30), o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Comunicação e Tecnologia da Informação, em Lauro de Freitas. Na unidade da rede estadual, os gestores estaduais participaram de uma aula de reforço escolar com os estudantes iniciantes dos cursos de Matemática e Manutenção e Suporte de Computadores, ambos da Educação Profissional. O governador, que é formado em Economia, ajudou os alunos a resolver cálculos na área de Matemática.
 
Na sala de aula, Rui Costa falou que a necessidade da repetição dos exercícios para o aprendizado é mais eficaz. “É repetindo os exercícios que se aprende. Não conheço ninguém que, enquanto estava aprendendo a andar de bicicleta, não tenha tomado um tombo. A Matemática é a mesma coisa”, disse Rui Costa, enquanto resolvia alguns exercícios com os alunos. O governador também visitou o Laboratório de Informática do CEEP e reforçou que 600 inscritos no Programa Partiu Estágio foram convocados para atuar no projeto do reforço escolar. Os alunos convocados serão direcionados para escolas estaduais de 21 municípios baianos, incluindo Salvador. 
 
O secretário da Educação destacou a importância do trabalho colaborativo e em parceria para melhorar a Educação no Estado. “Na condução do governador Rui Costa, vamos aprendendo e reforçando a ideia de que não fazemos nada sozinho. Na Educação, temos que ter a parceria com a rede de professores, funcionários, dos estudantes, das famílias deles, dos prefeitos, dos secretários municipais, dos profissionais da Comunicação, enfim da comunidade em geral. Este é o parâmetro para darmos continuidade a um trabalho que já vinha sendo feito. É uma rede muito grande: estamos falando de quase 60 mil funcionários, quase um milhão de estudantes distribuídos em quase duas mil escolas. Portanto, a missão é muito grande. Mas, com todos alinhados na missão de modificar o processo de aprendizagem, não tenho dúvida de que a Bahia sairá ganhando, incluindo a Educação Profissional”.  
 
 
O presidente do grêmio estudantil, Guilherme Melo, 18, 3º ano do curso de Manutenção e Suporte em Informática, junto a outros líderes estudantis, bateu um papo com o secretário Jerônimo Rodrigues sobre os projetos de esporte que são realizados na unidade. “Fico muito feliz com o secretário aqui na nossa escola porque mostra a sua atenção e preocupação em conhecer de perto o nosso processo de aprendizagem aqui, no CEEP, bem como conhecer o nosso trabalho à frente do grêmio, que vem realizando uma série de atividades ligadas ao esporte e o mais legal é que ele se interessou em reunir com a gente, depois, para aprimorar as nossas práticas esportivas. Esta parceria vai ser muito importante”. 
 
Aulas de reforço
Realizadas todos os sábados, as aulas de reforço envolvem seis salas, com 240 estudantes no total, e são ministradas pelos estudantes veteranos dos cursos da Educação Profissional. William Santos, 16, 3° ano, falou de sua satisfação em colaborar com o aprendizado dos colegas mais novos. "É uma tarefa voluntária da qual me orgulha muito, porque estou contribuindo para melhorar o desempenho escolar deles e, ao mesmo tempo, aprendendo junto com eles", disse o aluno, um dos 22 monitores do reforço.
 
O diretor do CEEP de Lauro de Freitas, Dênis Dalto, destacou a importância da presença do governador e do secretário na unidade: “A presença deles aqui consolida o nosso trabalho no sentido de que estamos indo no caminho certo para melhorar a Educação no nosso Estado. O CEEP tem oito anos, começamos com 30 alunos e hoje temos 906 estudantes matriculados nos três turnos. A visita deles, portanto, prestigia o nosso trabalho”.
 
Visitação à escolas de Paripe
Também neste sábado, o secretário da Educação visitou os colégios estaduais Almirante Barroso, Edson Tenório e Barros Barreto, no bairro de Paripe, com o objetivo de vistoriar as instalações para a realização da manutenção necessária. O diretor do Colégio Estadual Barros Barreto, Rui César Cerqueira, contou, orgulhoso, que pelo menos 27 estudantes passaram no vestibular deste ano para instituições como USP, UFBA, UNEB e UESC. “Este sucesso, acredito, é resultado da dedicação dos nossos professores e o empenho dos alunos, com o apoio de toda a comunidade, que tem a nossa escola como uma referência de melhor colégio do bairro e uma das melhores de Salvador”, disse o gestor.
 
 
 

Notícias Relacionadas