Rui prorroga decretos de suspensão das aulas até 6 de julho e anuncia testagem de estudantes em três municípios

Foto: Paula Fróes/GOVBA
As aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada continuam suspensas em todo o território estadual por, pelo menos, mais 15 dias. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, no final da tarde desta sexta-feira (19), durante a live que faz para atualizar os números do novo Coronavírus na Bahia. Rui também anunciou que, na próxima terça-feira (23), o Estado começará uma nova etapa no monitoramento da Covid-19, com a preparação para a testagem de estudantes da rede estadual de ensino em três municípios do Sul da Bahia.

“Serão feitos testes, em um primeiro momento, em estudantes da rede estadual de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca, municípios que, oficialmente, registram pelo menos 1% da população contaminada pelo vírus. A ideia é tentar fazer um diagnóstico dos alunos da rede, tendo acesso a dados como quantos tiveram e quantos estão contaminados, obtendo, assim, uma pequena amostra do que está ocorrendo com esses estudantes, bem como com os servidores, possibilitando a elaboração de um plano mais assertivo de retomada das aulas”, detalhou. A ação, desenvolvida com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), contará com a parceria das prefeituras municipais, da Polícia Militar e engajamento dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e gestores escolares.

O decreto n° 19.586, que determina a proibição das atividades e venceria neste domingo (21), ficará em vigor até o dia 6 de julho. Segundo o governador, como das outras vezes, quando estiver perto de vencer o prazo do decreto, o cenário voltará a ser avaliado. “Atualmente, a Bahia registra 43.922 casos com 22.028 ativos, 20.589 curados e 1.305 óbitos, bem como 1.300 leitos ocupados, chegando a 75% de ocupação. São números que deixam a Bahia em uma situação melhor do que a de outros estados, mas não se pode vacilar, não podemos abaixar a guarda. Por isso, o decreto precisa ser renovado”, explicou Rui.

O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos - inclusive, jogos de campeonatos de futebol, profissionais e amadores - e religiosos, além de shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas e aulas em academias de dança e de ginástica. Também continuam proibidos a abertura e o funcionamento de zoológicos, museus e teatros, dentre outros.

Ainda visando conter a disseminação acelerada do novo Coronavírus nas diferentes regiões do Estado, o decreto também engloba a determinação de suspender o transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes de casos da Covid-19.

Rui finalizou a transmissão pedindo a compreensão e a paciência dos baianos, diante da chegada do São João. “Quando antecipamos as datas comemorativas juninas, muita gente fez graça. Precisamos levar isso a sério e evitar aglomerações, inclusive dentro de casa, com os próprios familiares. Estamos perto de vencer essa doença e precisamos do apoio de todos, que cada um faça a sua parte”, concluiu.

Repórter: Renata Preza/SECOM