SEC dialoga com a União dos Conselhos Municipais de Educação sobre protocolo para retomada das aulas

Como parte do amplo diálogo que está sendo promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) sobre o protocolo de retomada do ano letivo, com diferentes segmentos da Educação, foi realizado, nesta sexta-feira (31), um encontro on-line com representantes da União dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia (UNCME-BA).  A atividade, que contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a proposta de um planejamento comum para um protocolo que atenda as escolas de toda a Bahia, mesmo não tendo sido definida ainda a data de retorno às atividades letivas.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou da importância da participação da UNCME neste processo. "Estamos neste ciclo de diálogos com toda a nossa equipe para apresentar este planejamento como parte do nosso trabalho de gestão. Contar com os conselhos municipais é fundamental para buscarmos soluções para a construção deste protocolo que alcance a todos os municípios do Estado", disse.

A coordenadora estadual da UNCME-BA, Gilvânia Nascimento, destacou que as entidades ligadas à Educação devem estar alinhadas neste momento de pandemia. "É importante estarmos aqui para ouvir o planejamento que a SEC vem desenvolvendo para a retomada do ano letivo. Participar deste debate possibilita que busquemos enfrentar os desafios para voltarmos às aulas com uma educação de qualidade e com segurança", disse.

A educadora e assessora da UNCME-BA, Alda Pepe, ressaltou sobre os desafios do momento da pandemia. "Estamos vivendo uma mudança de cultura e hábitos. Isso vai nos requerer que aprendamos coisas novas e nos voltemos para situações que não dávamos muita atenção. Temos que estar cientes de que os protocolos sanitários serão condições obrigatórias para esta volta às aulas", disse.