SEC discute ações para a educação escolar quilombola em seminário virtual

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta sexta-feira (19/06), um seminário virtual para discutir ações para a educação escolar quilombola. A iniciativa buscou motivar o diálogo com lideranças e órgãos que atuam na promoção e valorização da aprendizagem dos povos quilombolas para a troca de experiências no período de pandemia.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que o encontro era fundamental para o fortalecimento da educação escolar quilombola. "Este é um momento para nos manter juntos para discutirmos os desafios da educação neste período de pandemia. Dialogando sobre o que a SEC vem desenvolvendo sobre o tema e podermos também ampliar esse debate com todos os interessados nesta discussão", disse.

A secretária da Promoção da Igualdade Racial do Estado, Fabya Reis, disse que o debate é um espaço para diminuir a distância promovida pelo isolamento social. "É um pedido do nosso governador Rui Costa para que motivemos esse diálogo para que possamos dar garantia de aprendizado para nossos estudantes quilombolas e indígenas," contou.

Para José de Jesus, representante da Frente Quilombola do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), é importante manter um diálogo em um momento atípico para todos. "Como grande parte de nós não vivenciou uma pandemia, temos que superar os desafios nos organizando. E acreditamos que com o nosso governo, vamos conseguir resolver o essencial", disse.

A estudante Luma Isadora, do Colégio Estadual de São Tomé, em Campo Formoso, ressaltou que "o espaço de discussão deve, cada vez mais, contar com a participação dos estudantes. Neste ano ultrapassamos o número de inscritos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o que mostra que, quando temos a oportunidade, estamos agarrando todas as chances que temos direito", afirmou.