SEC discute formação continuada e protocolo de retorno das aulas de Educação Física no pós-pandemia

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) discutiu, nesta quarta-feira (15), uma proposta de formação continuada para professores de Educação Física Escolar e um protocolo de retorno das aulas da disciplina, após o período de isolamento social decorrente da pandemia do novo Coronavírus. O encontro, realizado de forma virtual por meio da plataforma Microsoft Teams, foi mediado pelo coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, e contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, além de representantes do Conselho Regional de Educação Física (CREF-BA), da Federação Baiana de Desporto Escolar (FBEE), Confederação Brasileira de Desporto e Escolar (CBDE) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB/SETRE), entre outros convidados.
 
O secretário Jerônimo Rodrigues falou da importância da formação pós-pandemia. "Fizemos um exercício para a gente poder construir já no mês de agosto esta formação. Ainda não temos uma data para o retorno das aulas e estamos preparando as escolas, fazendo protocolos e organizando o ambiente, mas estamos aguardando por um cenário positivo. Uma das providências que estamos tomando é esta formação à distância e esta proposta é um exercício nosso para a gente poder debater, construir e aperfeiçoar, além de dialogar, o conteúdo de acordo com a demanda", destacou. 
 
O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, destacou a importância desta agenda. "Temos tratado a pauta da Educação Física e do esporte escolar na Bahia como estratégias de fortalecimento a partir da agenda dos Jogos Escolares, da implantação dos Complexos Poliesportivos Educacionais, do Centro Nacional de Excelência do Desporto Escolar e da formação continuada, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT) ".
 
Para o diretor geral da SUDESB, Vicente Neto, estas ações são essenciais. "Temos a dimensão do desafio da Secretaria da Educação, em relação ao tema, como uma das pautas prioritárias. A Federação tem uma parceria forte com a SUDESB e com a SEC na realização dos jogos escolares e penso que deveríamos ampliar esta relação para esse aspecto no que diz respeito à formação continuada. Está no planejamento da Federação Baiana e da CBDE este tipo de ação e é uma soma que pode nos ajudar muito". 
 
Consulta pública - Para a formação, os professores de Educação Física das redes estadual e municipal de Educação estão sendo consultados, através de um formulário disponível no link: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdF9rx_Te1GyxoqPjd-PY7AQMW4P6R22KsINBdBk4bD1yOsug/viewform?usp=sf_link). O formulário, que deve ser preenchido até o dia 26 de julho, tem o objetivo de traçar um perfil de formação continuada condizente com os desejos e a prática pedagógica dos professores. 
 
A formação continuada tem o objetivo de garantir o processo formativo de professores de Educação Física a fim de atender os desafios pedagógicos provocados pelo isolamento e distanciamento social. Além disso, visa identificar as necessidades formativas para os professores das redes municipais e estadual, bem como propiciar o intercâmbio e a colaboração de experiências pedagógicas. A proposta da formação consiste em um curso de aperfeiçoamento, com formato on-line e carga horária de 120 horas, com um total de 2.500 vagas, com turmas organizadas por etapas da Educação Básica. A formação está prevista para acontecer no período de agosto a dezembro deste ano. 
 
O encontro virtual também contou com as participações do presidente do Conselho Regional de Educação Física e Esporte Escolar, Rogério Gonçalves; o assessor da Federação Baiana de Esporte Escolar, Reginaldo Sacramento; o representante do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE), Roberto Gondim; o  vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Robson Aguiar; e a coordenadora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Valuza Saraiva, além de professores articuladores de Educação Física da SEC.

Notícias Relacionadas