SEC e governo australiano realizam webinário sobre formação técnica na Educação Profissional e Tecnológica

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), a Embaixada da Austrália no Brasil e a Tafe Directors Austrália realizaram, nesta terça-feira (23), o segundo webinário de formação técnico-educacional, envolvendo os profissionais da Educação e dos setores produtivos da área da Educação Profissional, além das secretarias estaduais de Turismo, de Desenvolvimento Rural e de Ciência Tecnologia e Inovação e órgãos educacionais das iniciativas pública e privada. Desta vez, o tema do workshop foi “Desenvolvendo padrões de competências para os setores de Turismo e de Hotelaria na Bahia”.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação (CIEs) da SEC, Robson Costa, reforçou que a cooperação entre a Secretaria da Educação e o governo australiano tem como objetivo estabelecer um projeto de qualificação profissional e técnica para a construção de uma formação técnica no campo da Educação Profissional e Tecnológica. “Esta parceria está nos dando uma visão sobre as ações em desenvolvimento de políticas australianas para a formação dos profissionais e estudantes e do conjunto do setor produtivo”.

O conselheiro de Educação da Embaixada da Austrália, Mathew Johnston, falou sobre a importância da parceria com a SEC e da participação de diversos setores para a construção de um sistema educacional técnico. “Este workshop explorou o que a gente chama de padrões de competência, ou seja, como engajar a Educação no setor produtivo e usar as suas demandas para criar capacitações e cursos e isso vai ser integrado com as políticas e prioridades da Bahia, pensando no seu desenvolvimento socioeconômico e cultural. A Bahia está bem avançada em Educação Profissional e Tecnológica, o que ajuda no desenvolvimento do Estado e permite oportunidades profissionais”.

O workshop, que teve a duração de duas horas, contou com a presença da gerente de Educação e Ciências do Departamento de Educação do Governo da Austrália, Cristina Elsner de Faria, e foi conduzido por Nick Hyland, Bruce Bradfield, Wayne Crosbie e William Angliss, entre outros. Após a exposição, foram realizadas atividades em grupo e, no final, cada um fez um relato sobre as discussões desenvolvidas e principais descobertas.