SEC e SEMA assinam acordo de cooperação para a implantação de projeto Farmácia-Escola

Palavras-chave:

As secretarias estaduais da Educação (SEC) e do Meio Ambiente (SEMA) realizaram, nesta sexta-feira (7), a assinatura do termo de cooperação para a implantação da primeira farmácia-escola da rede estadual. A iniciativa será desenvolvida no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Corrêa de Menezes Sant’Anna, no bairro de Amaralina, em Salvador, e tem o objetivo de promover o cultivo e o estímulo ao uso de fitoterápicos nas comunidades no entorno, a partir da implantação de viveiros, estufas plásticas e quintais agroflorestais. O projeto Farmácia-Escola visa, também, a orientação ao consumo, principalmente, com espécies do bioma Mata Atlântica.

O subsecretário da Educação Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, falou da importância do projeto. “É um momento de celebração quando desenvolvemos uma cooperação que proporciona aos estudantes um aprendizado voltado ao tema do Meio Ambiente, aperfeiçoando o conhecimento na área”.

Para o secretário de Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, é uma oportunidade de resgatar nas escolas um conhecimento passado entre gerações. “Extremante gratificado em fortalecer este conhecimento horizontalizado, que cria um debate dos professores e estudantes com seus pais e avós, porque essa construção é feita de forma coletiva e com sensibilidade”.

Segundo o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, o projeto transforma a unidade escolar em referência no Estado. “Procuramos um aprendizado diferenciado em nossas unidades. Por isso, o CEEP, que já possui cursos na área da Saúde, pode trabalhar produtos da Medicina popular com grande sabedoria, beneficiando o aprendizado dos estudantes e orientando o seu consumo nas comunidades do entorno”, ressaltou.

O projeto Farmácia-Escola está em consonância com a Lei n° 10.431/2006, que institui a Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade, visando assegurar o desenvolvimento sustentável e a manutenção do ambiente propício à vida, em todas as suas formas, a ser implementada de forma descentralizada, integrada e participativa. A iniciativa será financiada pelo Fundo Estadual do Meio Ambiente (FERFA), órgão ligado à SEMA, no valor de R$ 35 mil.

Notícias Relacionadas