SEC e SESAB realizam primeiro módulo do curso virtual "Escolas seguras"

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) realizaram, nesta sexta-feira (26), o primeiro módulo do curso do projeto "Escola segura em tempos de pandemia da Covid-19", com o tema "Transmissibilidade, medidas de prevenção e proteção coletiva e individual". O público-alvo deste módulo foi formado por dirigentes escolares, professores, coordenadores e servidores da rede escolar vinculados à área educacional. O objetivo é que todos sejam promotores de saúde. A atividade foi transmitida através do canal do YouTube do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e pode ser conferida no endereço https://bit.ly/3cmQtiR.

O curso é fruto de um projeto do governo, em articulação entre a SEC e a SESAB, dentro de um processo de integração com a Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) e outras instituições, com o foco no desenvolvimento de ambientes escolares seguros. A iniciativa envolve a participação dos profissionais dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e Núcleos Regionais de Saúde (NRS), além dos programas de Saúde da SEC, como o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor e o Programa Saúde na Escola. O projeto faz parte do "Plano estratégico de retomada gradativa e segura das atividades escolares" da SEC, em consonância com as políticas nacionais de promoção da saúde.

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, falou da importância da parceria. "Esta articulação entre as duas secretarias é fundamental. Este encontro é muito importante para a implementação deste curso, que visa um cuidado especial com o nosso corpo de gestores, discentes, docentes, familiares e toda a comunidade escolar, neste momento em que estamos retomando de forma remota e, a medida que nós estivermos saindo deste momento de pandemia, nosso retorno híbrido e presencial também irão acontecer", destacou.

A superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da SESAB, Rivia Barros, ressaltou a importância do papel dos promotores de saúde. "A pandemia tem nos desafiado na era da tecnologia a um processo de aprendizagem em que Educação, Saúde e Ciência passam a ter um papel central como agente transformador das relações em sociedade. A escola segura traz duas potencialidades para o retorno de volta às aulas de forma segura, que seriam: a comunidade de professores e gestores, os interlocutores e desafiadores; e o aluno sendo o elo que promoverá e disseminará o aprendizado para famílias, amigos e coletividade".

A diretora da Escola de Saúde Pública da Bahia, Marilia Santos Fontoura, falou sobre os conteúdos abordados no módulo I. "Neste módulo de hoje, iniciamos com a abordagem da transmissividade da Covid-19, medidas de prevenção e de proteção individual e coletiva, no qual detalhamos sinais e sintomas da doença, cadeia epidemiológica do vírus, período de incubação e possível reinfecção", afirmou.

Programação - O módulo II do curso, que terá como tema "Medidas de prevenção e promoção da saúde em ambiente escolar", será transmitido no dia 29. Já o módulo III, que abordará o tema "Dialogar e construir caminhos sobre a aplicabilidade das medidas dos protocolos nas escolas e comunidades", acontecerá no dia 31. Ambos os módulos serão realizados a partir das 16h, no mesmo canal do YouTube.

A atividade ainda contou com as participações da diretora-geral do IAT, Cybele Amado, e da superintendente de Recursos Humanos da SESAB, Janaína Peralta de Souza, além das sanitaristas da SESAB, Imeide Pinheiro e Thaisse de Andrade. A mediação do curso foi realizada pela sanitarista da SESAB, Claudia Lima.