SEC passa a integrar Cátedra de Educação Básica do IEA/USP e vai potencializar formação na Bahia

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) passa a fazer parte do conselho consultivo da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). O convite foi feito pelo professor e titular da cátedra do IEA/USP, Naomar Almeida Filho, e pela superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, ao secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (4), durante encontro virtual da cátedra, que também abordou o convênio de parceria entre as instituições para promover cursos de formação a educadores na Bahia.
 
O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do trabalho da IEA/USP na excelência da pesquisa e do estudo para a formação de professores. "Estou muito contente com o convite e me coloco à disposição para estarmos juntos nesta construção de uma formação cada vez mais qualificada para os docentes. Queremos, também, promover esta parceria com o IEA/USP e o Itaú Social para que, em regime de colaboração com as nossas universidades, possamos ofertar novos cursos de formação e especialização no Ensino Superior, articulando também estados do Consórcio Nordeste que tenham o interesse de participar", disse.
 
Lançada em fevereiro deste ano, a Cátedra de Educação Básica da USP visa identificar medidas que subsidiem políticas para a Educação Básica a partir da análise de experiências inovadoras e de ações relacionadas à formação e ao desenvolvimento profissional dos professores. Além disto, espera-se que a parceria com a Cátedra USP contribua para o monitoramento, a avaliação e o fortalecimento de organizações da sociedade civil. Outro ponto estratégico é o fortalecimento do regime de colaboração com os municípios, tendo em vista a expertise do Itaú Social para garantir aos estudantes acesso, permanência e aprendizado. Espera-se, também, o desenvolvimento e a disseminação de tecnologias educacionais com livre acesso e uso para as redes municipais de ensino.
 
Segundo o professor e titular da cátedra do IEA/USP, Naomar Almeida Filho, a proposta da parceria está bem avançada. "Já realizamos o contato com algumas universidade, com o apoio da SEC, e, a partir desta reunião, podemos aprofundar a composição dos conteúdos dos cursos. Queremos estreitar os laços e definir o ponto de partida para que comecemos o desenvolvimento dos cursos", destacou.
 
A superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, destacou a importância da parceria para o fortalecimento da educação no Estado. "É uma oportunidade de desenvolvermos uma formação inovadora que dialogue com a nova normalidade após a pandemia. Sem deixar de acompanhar, avaliar e valorizar o que já vem sendo feito dentro da formação continuada", afirmou.
 
Ainda participaram do encontro virtual o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/BA), Paulo Gabriel Nacif; o assessor especial da SEC, Nildon Pitombo; o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; a diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado; e a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social, Patricia Mota.

Notícias Relacionadas