SEC realiza diálogo com a UFSB para ampliação de parcerias

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta segunda (14), uma reunião do secretário da pasta, Jerônimo Rodrigues, com a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Guimarães, visando dialogar sobre o processo de seleção para o ingresso na instituição, Colégios Universitários e a formação continuada para os profissionais da Educação da rede pública estadual. O encontro também contou com a presença do pró-reitor de Gestão Acadêmica da UFSB, Francesco Lanciotti Júnior e do coordenador Executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes.

O secretário Jerônimo  destacou o papel da universidade na Educação Básica. “A presença das instituições de Ensino Superior na rede estadual de ensino é muito importante para as comunidades escolares, tanto no desenvolvimento dos territórios, como na formação inicial e continuada dos professores e no acesso dos estudantes a uma universidade pública de qualidade. Queremos consolidar, a cada dia, essa parceria com uma agenda positiva, a exemplo dos Colégios Universitários, que fortalece o acesso à universidade, gera pesquisas e formações.”

A reitora da UFSB, Joana Guimarães, avaliou a importância da parceria. “Temos uma série de ações realizadas em conjunto com a SEC que trazem resultados positivos. Nosso diálogo é permanente e hoje estamos discutindo a ampliação dessa parceria para encaminhar aos setores técnicos as demandas e o que cada instituição pode auxiliar.  Entre as possibilidades, queremos uma interação maior entre a rede de ensino com a universidade, utilizando o desempenho dos alunos no Ensino Médio como um dos critérios de seleção para a  universidade. Além disso, com a ampliação dos Colégios Universitários, queremos trabalhar com mais cursos, segunda graduação e pós-graduações para os profissionais da Educação Básica”.