SEC realiza encontro formativo com educadores dos Complexos de Educação Básica Profissional e Tecnológica

Foto: Foto: Amanda Chung / SECBA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (11), no Catussaba Resort Hotel, em Salvador, o “Encontro Formativo dos Complexos Educação Básica Profissional e Tecnológica”, com a participação dos coordenadores pedagógicos das dez unidades dos Complexos Integrados de Educação Básica Profissional e Tecnológica (CIEBs); dos diretores de oito Núcleos Territoriais de Ensino (NTE); de superintendentes e diretores da SEC, além de colaboradores do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e equipes pedagógicas das universidades parceiras. Durante os dois dias, o foco das discussões é a formação contínua dos profissionais da Educação para que eles possam promover o pleno desenvolvimento dos mais de dez mil estudantes atendidos pelos CIEBs, preparando-os também para o mercado de trabalho. O encontro integra as diretrizes da SEC em promover estudos e pesquisas e acompanhar o desenvolvimento do sistema educacional.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Leninha Vila Nova, destacou que o encontro faz parte do planejamento da SEC, que, no início do ano letivo, centra esforços e reúne os parceiros para afinar, resignificar e remodelar o que já tem proposto nos CIEBs. “Estamos aqui reunidos com os dez Complexos Integrados de Educação Básica Profissional e Tecnológica, que têm uma atuação direta em cada um desses municípios com uma modelagem de tempo integral inovadora, alinhada com as universidades parceiras na construção da aprendizagem dos estudantes. Todos os dirigentes da SEC estão presentes para conhecer mais de perto para avançarmos cada vez mais”, declarou.

Para o coordenador dos Complexos Integrados, Robson Costa dos Santos, a proposta envolve dirigentes, coordenadores pedagógicos e educadores em um diálogo para a discussão e troca de experiências para o fortalecimento do projeto desenvolvido nos CIEBs. “Faz parte da rotina dos complexos esses encontros para afinamentos de rumos, orientação e formação, levando em conta as novas demandas da SEC. Temos um currículo diferenciado da Educação Integral em tempo integral, com a parceria mais aprofundada com as universidades, desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional e Tecnológica, em que temos 60% de atividades práticas, a exemplo das oficinas e as Estações dos Saberes, que trazem o protagonismo juvenil em projetos especiais multidisciplinares”, explicou.

A gestora pedagógica do CIEBs de Vitória da Conquista, Lucilene de Matos, explica que a modelagem de Ensino Médio oferecida aos 2.400 alunos atendidos na unidade de ensino, criada em 2019, segue a matriz curricular da Educação Básica, junto com as atividades das Estações dos Saberes. “Saímos da caixinha do livro didático e transcendemos, transformando a atividade em algo mais dinâmico, incluindo pesquisa e criação de projetos, que funciona de forma multisseriada, com oficinas de música, teatro, dança e esporte, entre outros”, ressaltou. Em Itabuna, desde 2016, quando o projeto foi lançado, o trabalho é realizado em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). “A Estação dos Saber está atrelada a uma área do conhecimento com foco na aprendizagem, levando em consideração as especificidades de cada região, onde o CIEB está instalado, ampliando o conhecimento ao trazer a comunidade para dentro da escola. Todas as áreas do conhecimento se envolvem com as Estações dos Saberes. Todos os espaços da escola são entendidos como locais de aprendizagem”, afirmou.

Programação - Na programação do primeiro dia do encontro, além de discutir e alinhar ações pedagógicas para este ano letivo, gestores e coordenadores pedagógicos dos CIEBs, reunidos em grupos estratégicos de trabalho, vão também debater sobre as inovações pedagógicas em andamento e futuras implementações, assim como a ressignificação das práticas educacionais e a importância da integração entre os complexos integrados e demais órgãos parceiros para o sucesso do projeto. Na continuação, no segundo dia, serão discutidos tópicos fundamentais, como a apresentação detalhada da modelagem dos CIEBs, tais como Educação Integral, metodologias ativas, estações dos saberes e educomunicação, entre outros assuntos.

Fonte: Ascom/SEC