SEC realiza live abordando técnicas vocais e dicas de saúde no Dia Mundial da Voz

Em live alusiva ao Dia Mundial da Voz, data em que também a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia aproveitam para promover a campanha "Amigos da voz", com o tema “Sua voz diz muito sobre você”,  a Secretaria Estadual da Educação (SEC) realizou, nesta sexta-feira (16), um encontro com profissionais que utilizam a fala como ferramenta de trabalho e com estudiosos da Fonoaudiologia. Marcada pela música, a apresentação mostrou técnicas vocais, exercícios e dicas sobre oratória e saúde vocal.  A live, mediada pelo subsecretário da Educação, Danilo Souza, foi transmitida no Canal no Youtube do Instituto Anísio Teixeira (IAT) no endereço https://bit.ly/3uSNncU e contou com as interpretes de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), Cristiane Oliveira e Luci Neide Vieira.

De acordo com Danilo Souza, o encontro foi um  momento interessante para destacar a importância do tema, que, além de ser uma forma de expressão, é uma ferramenta de trabalho para muitos profissionais. “Na rede estadual de ensino, temos cerca de 30 mil professores que transmitem conteúdo através da voz e precisam estar atentos à saúde como um todo e também para a saúde vocal, com medidas de prevenção e acompanhamento. A live de hoje, além de tirar dúvidas e apresentar dicas importantes, foi uma boa oportunidade para despertar essa conscientização.”

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, enfatizou que esta foi mais uma iniciativa do  Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, focada na prevenção e no cuidado a este importante instrumento de trabalho da categoria que é a voz. “A live  teve como objetivo evidenciar a exposição e utilização correta da voz em sala de aula e fora dela, com orientações que envolvem cuidados, procedimentos, atitudes e comportamentos. É importante lembrar que a prática diária de pequenos exercícios como aquecimento e desaquecimento vocal favorecem o uso saudável da voz. Neste ano, a campanha também reforça a necessidade dos cuidados em tempos de pandemia pela COVID-19. As pessoas têm feito mais esforço para falar, com o uso de máscaras para proteção, e adquiriram novas demandas vocais e posturais com o universo on-line, que exigiu uma reorganização da integração voz e corpo para corresponder ao novo momento”.

A apresentação foi iniciada com uma performance musical do professor de Língua Portuguesa, Redação e Oficina de Música, Gilmar Guimarães, do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Miguel Calmon. Em seguida, a doutora Maria Lúcia Vaz Masson, do departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abordou o tema: “A voz e a pandemia da Covid-19”. O uso da voz no mundo da comunicação social foi abordado pelo jornalista e radialista Jefferson Beltrão, que falou sobre a sua experiência utilizando a voz como meio de transmitir informação há 40 anos.

Os fonoaudiólogos Ícaro Sena e Lília Falcão contribuíram com o encontro, demonstrando exercícios para o aquecimento e desaquecimento da voz e métodos importantes para a saúde vocal dos professores, que tiraram dúvidas através do chat da plataforma. A live foi encerrada com a apresentação de parte da dissertação “Canto - o refinamento da fala”, tema do estudo de mestrado da cantora e jornalista Carla Visi, que agraciou o público com uma apresentação musical.