SEC realiza lives para debater a prevenção do suicídio

A Secretaria da Educação do Estado SEC realizou, neste mês, uma série de atividades na rede de ensino sobre o Setembro Amarelo, tendo como tema “A prevenção ao suicídio - conversando sobre a vida”. Nesta quarta (29), foram promovidas mais duas ações. Em Salvador, o presidente do Conselho Regional de Psicologia da Bahia, Washington Luan Oliveira, fez uma palestra através do Youtube do Instituto Anísio Teixeira (IAT) sobre a valorização da vida humana. Em Jequié, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Régis Pacheco promoveu um debate sobre o “Protagonismo emocional”, com a psicóloga Roseli Sá Barreto.

De acordo com o subsecretário da Educação, Danilo Melo, debater o tema de forma constante é uma tarefa de toda a sociedade. “A temática é muito relevante e precisamos concentrar esforços com a ótica da humanização. Vivemos o desafio de fazer um engajamento de nossos profissionais, entendendo que todos estamos sujeitos a essas infinidades de pressões e problemas que já existiam e que a pandemia trouxe. Os temas das palestras de hoje enfatizaram a necessidade do envolvimento de todos. A escola continua sendo um espaço de grande capilaridade que envolve as comunidades e consegue buscar a construção de ações convergentes, colaborativas que são fundamentais para enfrentarmos esse problema”.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, ressaltou que a campanha, promovida por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, fortaleceu as ações de escuta e cuidado para a prevenção do suicídio. “Problemas ligados à saúde mental precisam ser acompanhados de perto com escuta, cuidado e atenção. Em setembro, levamos uma série de debates para as comunidades escolares do estado e ressaltamos a importância da escola como um espaço para promover uma maior conscientização e identificação de problemas e indícios que a pessoa precisa de ajuda. A rede de Educação é fundamental para a promoção de uma maior conscientização sobre o tema com mais informações e um olhar diferenciado”.

A estudante do CEEP, Maria Helena Correia Pereira, 20 anos, comentou que a série de atividades realizadas durante o mês trouxe uma nova reflexão para o  tema. “Foi bem interessante e promoveu mais interações. Com a pandemia e o contexto de voltar a interagir socialmente, as pessoas estavam muito inseguras e a campanha do Setembro Amarelo trouxe uma nova animação e facilitou a resolução de algumas confusões em nossa mente. Foi empolgante, pude interagir com psicólogos e compreender mais sobre se permitir sentir”.

Nesta quinta-feira (30), às 15h, acontece o encerramento do projeto Setembro Amarelo da SEC, com uma roda de conversa, transmitida pelo Youtube do IAT. A live conta com a participação da superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy; da diretora do IAT, Cybele Amado; da diretora de Gestão do Cuidado da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), Liliane Silveira; do diretor de Atenção Básica (SESAB), Cristiano Soster, Marcos Almeida; e do representante do Fórum Pensar Saúde e do diretor da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), Ricardo Mendonça.