SEC realiza minicurso com o tema "Pensamento computacional na Educação Básica"

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta segunda-feira (2), o minicurso “Pensamento computacional na Educação Básica”, como parte das comemorações de nove anos do Programa Ciência na Escola. A atividade, promovida de forma on-line, foi ministrada pelos estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Laís Lara Baptista e Daniel Costa.
 
O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, destacou a importância da relação da Educação Básica com a Educação Superior. “Mais do que nunca, a gente entende que esta é uma pauta prioritária para a SEC, pois permite que os nossos alunos da Educação Básica compreendam que é possível estar no Ensino Superior. Para além de poder fomentar a Ciência no espaço da Educação Básica, vejo essas experiências como oportunidades para os nossos jovens”.
 
Segundo a coordenadora do Programa Ciência na Escola, Patrícia Oliveira, o tema do minicurso vem como uma proposta de componente curricular que será referencial para as escolas de tempo integral. “Este curso é umas das atividades voltadas para estudantes da Educação Básica, tendo em vista a relevância e importância da pauta, pois as escolas de tempo integral terão o Pensamento Computacional como componente curricular, além da iniciação científica e da intermediação social. No dia 5 de agosto também teremos uma formação inicial para professores sobre a temática, em parceria com a UEFS”. 
 
Laís Lara Baptista explicou sobre o Pensamento Computacional. “Ainda existem muitas discussões sobre o que, de fato, é o Pensamento Computacional, mas o que é mais aceito é a definição de Jeanette Wing, que diz que "o Pensamento Computacional é uma sequência de pensamento que um computador vai entender”, pontuou.

Notícias Relacionadas