Secretária Adélia Pinheiro participa da abertura do XX Fórum Estadual da UNDIME

Fotos: Divulgação
A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, participou da abertura do XX Fórum Estadual da UNDIME-BA, nesta segunda-feira (3), representando o governador Jerônimo Rodrigues, que se encontra em viagem de trabalho, na China. Realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Bahia, o encontro acontece em torno do tema “Olhares sob o fazer da gestão educacional pública municipal para a garantia da equidade e qualidade da aprendizagem - gestão educacional municipal no contexto inclusivo: protagonismo e inovação”, que será dialogado entre dirigentes municipais educacionais e equipes técnicas das secretarias municipais de Educação dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Ao ser convidada para encerrar a noite inaugural do fórum, a secretária Adélia Pinheiro destacou o papel do governo do Estado como inspiração para políticas públicas educacionais, em toda a Bahia. "Educação é a maior política pública portadora de futuros. Estamos aqui, juntos e juntas, para a construção de aprendizagens, em regime de colaboração com os municípios, para avançarmos ainda mais na Educação do nosso Estado, juntamente com a UNDIME, firmando nosso compromisso com a democracia, a justiça social, o respeito às diversidades e a luta contra todas as formas de racismo".

O presidente da UNDIME-BA, Anderson Passos, destacou que o fórum ordinário cumpre o papel de um representativo coletivo de dirigentes municipais e técnicos para discutir temas fundamentais, como Educação Incluiva e financiamento da Educação. "A UNDIME tem sido uma grande protagonista na ação de estreitar as relações entre as secretarias municipais de Educação e os municípios, contribuindo para a oferta de uma Educação pública cada vez mais de qualidade em todo o território baiano".

O evento, que segue até quarta-feira (5), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador, contará com atividades discursivas baseadas em temas que envolvem o trabalho dos dirigentes municipais e suas equipes técnicas nas áreas Administrativa e Pedagógica, além de exposições, mesas de debates e apresentação de ações exitosas dos municípios, com mediação de dirigentes de diversos municípios e territórios. Durante o fórum serão escolhidos os representantes da nova diretoria da UNDIME-BA para o biênio 2023-2025.

Na parte externa do Centro de Convenções do Hotel Fiesta, os participantes poderão visitar estandes e serem atendidos no plantão de atendimento com serviço institucional individualizado feito por técnicos do Ministério da Educação (MEC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da União Nacional dos Conselhos de Municipais de Educação (UNCME-BA).