Secretaria da Educação avalia ações do Programa de Atenção à Saúde e Valorização Professor

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta quinta-feira (28/11), no auditório do órgão, uma avaliação das ações desenvolvidas pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor no ano de 2019. O serviço, que presta atendimento nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia, contemplou 25.636 pessoas, entre servidores e estudantes, com a realização de 1.758 atendimentos personalizados no SAC Educação, além de ter desenvolvido campanhas como “Seja amigo da sua voz” e “Setembro amarelo”.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/SEC
O secretário da SEC, Jerônimo Rodrigues, falou sobre o objetivo de ampliar o programa. “Queremos mobilizar ainda mais educadores, pois a saúde é um direito. Precisamos ofertar esse atendimento superando desafios, como a interiorização do programa e o envolvimento das redes municipais”, destacou.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, contou que o objetivo é fortalecer, ainda mais, o programa, expandido sua atuação. “Este momento é muito importante para uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido nesses últimos seis meses, em 121 escolas. É um trabalho que nos respaldará para atuarmos com o programa de uma forma ainda mais efetiva, com monitoramento, modelando esse trabalho desenvolvido para que possamos expandir o programa para toda a rede”.

A professora de geografia, Maria Lúcia de Souza, do Colégio Estadual Mario Costa Neto, na Federação, em Salvador, destacou como o programa ajudou na sua vida profissional e pessoal. “Estou há 34 anos na rede estadual e tive um acompanhamento muito bom do programa, que vem me ajudando muito, tanto na minha vida pessoal, quanto na escola, pois consegui ter mais alegria ensinando aos meus estudantes”, ressaltou.