Secretaria da Educação da Bahia qualifica egressos do sistema penal de Salvador

Foto: Claudionor Jr
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A Secretaria da Educação do Estado realizou, na manhã desta segunda-feira (17), a cerimônia de certificação de 17 egressos do sistema penal e de penas alternativas de Salvador. Eles concluíram os cursos técnicos de Agente de Limpeza e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, viabilizados por meio do Pronatec Prisional. A proposta é que, com a qualificação, os alunos certificados possam buscar melhores condições de vida a partir do acesso ao mundo trabalho.
 
O subsecretário da Educação, Nildon Pitombo, defendeu que a educação profissional é fundamental para a ressocialização dessas pessoas na sociedade. A capacitação, comentou, vai ao encontro do que é preconizado pelas Nações Unidas: “A ONU, por exemplo, acentua um consenso universal sobre a questão da educação prisional, que é o respeito aos direitos humanos e à iniciativas como esta, que contribuam para a reconstrução de vida dos que já cumpriram suas penas”.
 
Caminha nesse sentido a história de J., 35 anos, que há dois anos procura emprego depois de mais de quatro anos recluso. Animado com a certificação, J. já vislumbra dias melhores: “a oportunidade de emprego está muito difícil por causa do antecedente criminal e com esse curso eu espero conseguir trabalhar na área para sustentar minha família. A experiência foi maravilhosa e só tenho a ganhar com o que aprendi”.
 
Coordenador do Pronatec Prisional Bahia, José Antônio Matos, ressaltou esse potencial transformador da educação profissional: “a certificação é uma forma de possibilitar uma vida digna, a partir de uma profissão, do acesso ao mundo do trabalho”. Foi por também acreditar nisso que o professor Wagner Sodré Santa Rita se dedicou a ajudar na formação de novos eletricistas. O resultado, contou, foi surpreendente: “eu chegava para dar aula e já via os alunos assistindo a vídeos sobre os temas estudados. Eles estavam muito interessados em aprender e, agora, estão aptos a trabalhar na área”.
 
Pronatec Prisional na Bahia - As primeiras turmas do Pronatec Prisional na Bahia tiveram início em agosto deste ano e 19 municípios foram beneficiados com a proposta de contribuir para a ressocialização cidadã no estado. Desde então, cerca de 450 pessoas privadas de liberdade, que cumprem penas alternativas ou nos regimes fechado, semiaberto e aberto, além de egressos, foram contempladas. Entre os cursos ofertados, estão: Montador e reparador de computadores, Pedreiro, Padeiro e Pizzaiolo.
 

Notícias Relacionadas