Secretaria da Educação discute estratégias para potencializar os Jogos Estudantis da Rede Pública

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu uma reunião, neste sábado, para discutir estratégias que potencializem ainda mais o esporte na rede estadual de ensino por meio dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP). O JERP é promovido pela SEC, por meio dos 27 Núcleos Territoriais de Educação, e dá prosseguimento às ações de fortalecimento e fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica, compondo o processo formativo dos estudantes. Este ano, o JERP completa uma década de existência, envolvendo estudantes e professores de escolas das redes públicas federais, estaduais e municipais da maioria dos municípios baianos.

O secretário Jerônimo falou sobre o papel do esporte na escola e deste momento em que se busca o fortalecimento do JERP. “Não se trata de uma agenda nova, já vem sendo dado uma boa dedicação de tempo e qualidade na rede estadual. Mas, agora, demarcaria dois aspectos. Um é o fortalecimento desta próxima geração de uma rede de colaboração. Queremos muito nos articular ainda mais com a rede municipal, com os parceiros das universidades, com a comunidade e com as secretarias que trabalham com este tema.  E o outro ponto é que o resultado disso seja de saúde para os estudantes que participam do projeto, de interação com a comunidade e que os alunos que gostam de esporte possam dar continuidade profissionalmente ao esporte”, afirmou.

O secretário destacou, ainda, a importância do esporte para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Para nós, o esporte é um processo de aprendizagem. Nosso propósito é o de que estes jogos interajam, cada vez mais, com a inclusão, seja dos indígenas, de pessoas com deficiência, das mulheres, mas que seja estratégico para a gente melhorar os indicadores de aprendizagem do Estado”.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, afirmou que a proposta é o estabelecimento da cultura do esporte escolar de forma mais efetiva nos colégios da rede estadual. “Temos um diagnóstico da participação dos estudantes, professores e unidades escolares nesses dez anos nos Jogos Estudantis, com o envolvimento da Coordenação de Educação Física e de Esporte da Secretaria, que tem a responsabilidade da execução deste grande projeto, que acontece nos 27 Territórios de Identidade, que contam com o apoio dos Núcleos Territoriais de Educação e, para este ano, temos uma parceria ainda mais forte com a SETRE, para atendermos as sete etapas do JERP, entre as quais a escolar, a municipal, a zonal, a territorial e a estadual. O grande destaque, agora, é elevarmos o projeto como prioridade de gestão, com formação de professores de Educação Física e reforço na interdisciplinaridade”.

Participaram, ainda da reunião, o coordenador dos Núcleos Territoriais das SEC, Helder Barbosa, e o ex-senador, Roberto Muniz.