Secretaria da Educação discute Projeto Político Pedagógico das unidades prisionais

Palavras-chave:
Professores, gestores e coordenadores das unidades prisionais veiculadas à educação estão reunidos, em Salvador, para discutir as propostas de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades prisionais para a população em situação de privação de liberdade – previsto pelo Plano Estadual de Educação em Prisões da Bahia. A partir da metodologia pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a ideia é que a prática educativa seja elaborada e/ou atualizada de acordo com as especificidades de cada unidade. 
 
“Nosso objetivo, com este encontro, é apresentar e discutir as orientações para a elaboração do PPP das unidades prisionais, ressaltando o seu conceito, a sua importância e os seus princípios, com foco no fortalecimento dos sistemas educacionais inclusivos voltados para a oferta da EJA, contemplando, no caso, os internos das unidades prisionais de todo o Estado”, afirmou a coordenadora do EJA, Rita de Cássia de Oliveira, destacando a parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.
 
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Participante do evento – que prossegue até a quarta-feira (11), no auditório do Colégio Governador Roberto Santos, no bairro do Cabula –, o coordenador de Atividades Laborativas e Educacionais do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, Orlando Berbel Filho, acredita que o PPP “é um instrumento importante para atender as especificidades de cada unidade penal veiculada à educação”. “Estamos na maior expectativa porque as orientações e a troca de informações que teremos durante os dois dias de encontro vão nos dar um norte para a aplicação das mudanças necessárias relativas à metodologia específica e a construção de novas salas de aula, para contemplar o direito de aprender da população carcerária”.
 
Reinserção social – Este ano, motivados pelas ações educacionais nas unidades prisionais da Bahia, 890 detentos se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aspirando a liberdade e a reinserção social após o cumprimento da pena, eles se empenham na rotina diária em sala de aula com os professores na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA).
 
O superintendente de Ressocialização Sustentável da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, Luis Antônio Fonseca, afirma que a ideia do PPP é devolver o apenado ao convívio social numa condição melhor do que na época quando entrou no sistema prisional. "Não importa, pra gente, o crime que ele cometeu. Nosso papel é vigiar, mas também procurar, a cada dia, por meio de um trabalho técnico específico com a família e assistentes social, psicólogos, agentes penitenciários e servidores como um todo, retornar este homem à sociedade na condição de exercer a sua cidadania".

Notícias Relacionadas