Secretaria da Educação disponibiliza Coleção Pactos de Leituras para download

Está disponível para download no Portal da Educação, no endereço eletrônico municipios.educacao.ba.gov.br/pactodeleituras, a Coleção Pactos de Leituras. As obras são frutos da seleção realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, que premiou, em 2014, 16 autores baianos e escolheu 19 livros em edital de seleção de obras de literatura infantil. A iniciativa integra as ações do Plano Estadual do Livro e Leitura com o objetivo de promover um movimento de valorização dos autores locais, da cultura baiana, de incentivo à leitura e, ainda, contribui para a alfabetização das crianças até os oito anos de idade, por meio do projeto Pacto com Municípios pela Alfabetização.

“Convidamos a todos os professores a baixar esse material, que vai servir para fortalecer o aprendizado dos estudantes, com uma temática voltada à realidade deles. É importante, também, além do uso em sala de aula, incentivar a leitura espontânea dos alunos”, explica a coordenadora do Pacto, Nadja Amado. Ela ainda sugere como os docentes podem apresentar as obras aos estudantes. “Como os livros estão on line, os professores podem utilizar os laboratórios de informática ou o projetor como meios de expor o conteúdo para os alunos”, destaca.

Pacto - O Pacto com Municípios pela Alfabetização, primeiro compromisso do Programa Estadual Todos pela Escola, é uma parceria do Estado com municípios baianos, em regime de colaboração, para melhorar a educação básica nas escolas públicas estaduais e municipais da Bahia. O principal objetivo é promover a alfabetização, com letramento, de todas as crianças até oito anos de idade. O Pacto com Municípios está presente em 403 municípios baianos e contempla mais de 367 mil estudantes.