Secretaria da Educação disponibiliza conteúdo especial sobre o Dois de Julho

 

 

 

 

Estudantes da rede estadual participam do desfile em homenagem ao Dois de Julho em todo o Estado, com suas fanfarras e pelotão coreográfico, em homenagem aos 191 anos de Independência da Bahia.

 

 

 

Em Salvador, dez escolas estaduais vão participar do cortejo, com suas fanfarras e pelotão coreográfico. As escolas participam dos desfiles que seguem da Lapinha à Praça Castro Alves, a partir das 8h, e da Praça Castro Alves à Lapinha, às 13h. Participam do ato, colégios dos bairros da Liberdade, Pernambués, Cajazeiras, São Tomé de Paripe, Imbuí e São Caetano.

Leia mais

 

Manhã
. Colégio Estadual Duque de Caxias (Liberdade)
. Centro Estadual de Educação Profissional Luis Navarro de Brito (Soledade)
. Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida (Imbuí)
. Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira (São Caetano)
. Colégio Estadual Ana Bernardes (Cajazeiras)
 

 


Tarde
. Colégio Estadual Ypiranga (Largo 2 de Julho)
. Colégio Estadual Kleber Pacheco (Pernambués)
. Colégio Estadual João Caribé (São Tomé de Paripe)
. Colégio Estadual Professor Carlos Barros (Paripe)
. Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire ((Dias D´Ávila))

 

 

 

A TVE Bahia e a Rádio Educadora FM estarão presentes nos festejos ao Dois de Julho. As emissoras vão transmitir ao vivo a solenidade de abertura dos festejos de Dois de Julho, direto da Lapinha, em Salvador. A partir das 12h15, o programa TVE Revista faz uma edição especial, direto da Praça Municipal. A partir de 16h, a TVE volta a transmitir ao vivo a solenidade, direto do Campo Grande.
 



O Hino ao Dois de Julho se tornou, em 2010, o cântico oficial do Estado da Bahia. Nas escolas da rede estadual de ensino, todos os estudantes têm acesso à atual versão do hino baiano, com a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) – que é formada pelo Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – e com o cantor baiano Tatau. A gravação, também, contou com a participação de cerca de 1500 estudantes do ensino médio da rede estadual, e fez parte do projeto “Direito à cultura: simbologias e musicalidades”, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.


 

 

De uma forma simples e divertida, é possível aprender sobre os acontecimentos históricos que marcaram a Independência do Brasil na Bahia, em 1823. Escolha seu personagem e teste seus conhecimentos com o jogo “Tabuleiro Virtual 2 de Julho”. 

Divirta-se! 

. Site da Biblioteca Virtual 2 de julho

. Facebook


 

 

 

A Secretaria da Educação disponibiliza conteúdos pedagógicos sobre a Independência do Brasil na Bahia no Ambiente Educacional Web.

- Acesse e saiba mais sobre a nossa História

A data também é tema de um dos episódios do Programa Intervalo, produzido pela TV Anísio Teixeira

- Assista ao Quadro História da Bahia - 2 de Julho: independência da Bahia
 

 

Notícias Relacionadas