Secretaria da Educação distribui material para 160 mil estudantes do Pacto com Municípios pela Alfabetização

Um aprendizado lúdico é o que propõe o material didático do projeto Pacto com Municípios pela Alfabetização, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Elaborado por docentes que atuam em universidades estaduais da Bahia e na Universidade Federal do Ceará, o material pedagógico é utilizado no processo de alfabetização de crianças matriculadas no 1º ano do ensino fundamental. Em março, o projeto, que tem como compromisso promover a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, vai entregar mais de 160 mil kits didáticos para a alfabetização dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

Composto por cadernos de jogos e fichas, cadernos de atividades e livro de leitura, o material é estruturado a partir das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e do documento Direitos de Aprendizagem do Ciclo da Alfabetização do Ensino Fundamental, que vem sendo divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O conteúdo também foi desenvolvido sob o princípio da ludicidade e da contextualização, além de favorecer o trabalho interdisciplinar. Para trabalhar com os estudantes, os educadores também recebem um kit didático, com manual do professor e cadernos de jogos e fichas. Os materiais também fazem parte do processo de formação dos professores alfabetizadores em cada um dos municípios que participam do projeto.

A coordenadora do Pacto, Nadja Amado, explica que o material didático respeita as especificidades de cada área de ensino. “O material de língua portuguesa leva em consideração os conhecimentos em linguística, sociolinguistica e psicolinguística, fundamentais para compreensão do sistema alfabético. Favorece a organização de uma rotina didática, estimula a participação espontânea das crianças, a leitura, o desenvolvimento da oralidade e aquisição da escrita. Já o material de matemática, propõe a construção do saber matemático a partir da resolução de situações-problema que fazem parte do cotidiano das crianças”.

Pacto com Municípios pela Alfabetização – O projeto Pacto com Municípios pela Alfabetização é uma parceria do Estado da Bahia com municípios baianos, em regime de colaboração, para melhorar a educação básica nas escolas públicas estaduais e municipais. Por meio do projeto, a Secretaria une esforços com 401 municípios para garantir a alfabetização, com letramento, às crianças até os oito anos de idade. O projeto já beneficia mais de 145 mil crianças e em 2014, graças à parceria com o Ministério da Educação, deverá chegar a todos os municípios baianos.

 

Notícias Relacionadas